Perfil Bain & Company

As informações contidas abaixo foram retiradas de websites e entrevistas com consultores da Bain & Company. Os esforços do CCU são constantes para manter as informações abaixo fidedignas à realida da consultoria, todavia, alguns dados podem estar desatualizados e a consulta ao(s) site(s) oficial(is) da Bain & Company é indispensável. Boa leitura.

Logo_bain.png

1. A BAIN & COMPANY

Descrição: A principal missão da Bain é auxiliar empresas a aumentar o seu valor. A Bain trabalha com seus clientes para superar seus concorrentes e gerar impacto financeiro significativo e duradouro. Seus principais serviços são: consultoria estratégica, private equity, melhora de desempenho e estratégias de marketing.

País de origem: Boston, Massachusetts, USA

História: A Bain foi fundada em 1973 com a missão de redefinir a indústria de consultoria de gestão, em que o foco seria a geração de resultados para o cliente e não apenas a entrega de um relatório. Para colocar a tudo isso em prática, a Bain usa o desenvolvimento de estratégias customizadas que ajudam o cliente a ter resultados acima da concorrência, e o acompanhamento junto ao cliente visando transformar as estratégias traçadas em resultados práticos.

Em 1984 foi criada a Bain Capital, área de private equity da Bain. Isso abriu um novo mercado, já que a Bain consultoria prestava consultorias para as empresas do portfólio da Bain Capital visando aumentar o valor de mercado das mesmas.

Com a crença de que as associações sem fins lucrativos devem ter resultados comparáveis ao mercado, a Bain lançou o grupo Bridgespanm, primeira empresa a oferecer serviços sem fins lucrativos para o terceiro setor.

A história da Bain & Company começa no Brasil em 1997 visando atender clientes locais e multinacionais orientados à mudança em diversos setores de negócios por toda a América do Sul. Em 2011 a Bain chegou ao Rio de Janeiro, como parte do plano de expansão da empresa para a América Latina.

 

Timeline com os fatos mais importantes da história da Bain & Company.

 timeline_bain.png

Fonte: http://www.bain.com/about/what-we-do/history-of-innovation.aspx

 

Websites e Redes Sociais

  • Bain Global

web_bain.png linkedin_bain.png facebook_bain.png twitter_bain.png youtube_bain.png instagram_bain.png
  • Bain in Brazil
web_bain.png facebook_bain.png

2. BAIN EM NÚMEROS

 map_bain.png

Bain Wolrdwide

  • Nº Escritórios: 55
  • Nº de funcionários: 5400
  • Nº de consultores: 3500

Bain no Brasil

  • N° Escritórios: 2
    • São Paulo
    • Rio de Janeiro
  • N° de funcionários: 320
  • N° de consultores: 210

Fonte: http://www.bain.com/about/worldwide-offices/index.aspx


3. EMPRESA

Missão: 

A missão da Bain & Company é ajudar seus clientes a criar um alto resultado de tal forma a definir novos padrões de excelência nas respectivas indústrias.

  • A visão de Bain da relação de cliente mais produtiva e uma dedicação única para alcançá-lo com cada cliente
  • A comunidade Bain de equipes extraordinárias
  • A abordagem de Bain para criar valor, com base em uma forte competitividade e foco no cliente, as técnicas analíticas mais efetivas e nosso processo de colaboração com o cliente

Acreditamos que a realização de nossa missão irá redefinir o negócio de consultoria de gerenciamento e proporcionará novos níveis de recompensas para nossos clientes e para nossa organização.

 

Valores:

  • Passion: para resultados, alinhado totalmente com os clientes

  • Commitment: com a mais alta qualidade, profissionalismo e valores éticos

  • Honesty: para dizer o que deve ser dito da melhor forma possível

  • Openness: para que até 1% de incerteza possa estar correto

  • Practical: transformar decisões em ações, deixando o trabalho feito

  • "One team": atitude, confiança, respeito e apoio a todos os membros do times

  • Sempre fazer um excelente trabalho

Fonte: http://www.bain.com/offices/madrid/en_us/who-we-are/our-mission.aspx

 

Dia-a-Dia da Bain

O ambiente de escritório é amigável e informal. O código de vestuário é normalmente "business casual" quando reuniões com clientes não estão programadas. Inúmeros eventos e festas, como fins de semana de escritório, eventos esportivos e sexta à noite de bebidas, são organizados ao longo do ano. A maioria dos membros também estão ativamente interessados ​​em esportes, viagens, música e teatro.

Ambiente flexível e amigável

Existem programas de leave-of-absence e part-time para permitir que os consultores tenham mais tempo pessoal quando eles precisam , por exemplo, para o nascimento de um filho, para fazer uma viagem ao redor do mundo ou para começar um negócio. Muitos consultores da Bain têm aproveitado esses programas durante suas carreiras.

 


4. PRÁTICAS E INDÚSTRIAS

industria_bain.png

Airlines & Transportation: Poucas indústrias são tão exigentes como os serviços de transporte. A Bain ajuda as empresas de transporte e logística a tomarem medidas rápidas e decisivas em busca de horários impecáveis​​, de decisões de preços complexos e dos voláteis custos de combustível.

Financial Services: Bancos, empresas de seguro e gestão de riqueza e distribuição de valores imobiliários, a Bain possui equipes dedicadas de serviços financeiros que servem todas as principais áreas da indústria de serviços financeiros.

Industrial Goods & Services: Em todos os setores industriais, as empresas líderes do mundo se voltam para o conhecimento e experiência. A Bain tem trabalhado com Indústrias em milhares de casos que abordam uma ampla gama de desafios de gestão.

Metals & Mining: A Bain ajuda algumas das maiores empresas de aço, alumínio e mineração do mundo a tomar decisões críticas sobre a estratégia corporativa, melhoria de desempenho, organização e fusões e aquisições.

Private Equity: Bain & Company é o principal parceiro da indústria de private equity. A Bain aconselha os investidores em todo o ciclo de vida do investimento.

Social & Public Sector: Organizações sem fins lucrativos, governo e setores de ensino superior desempenham um papel significativo na economia global e nas vidas e meios de subsistência das pessoas em todo o mundo.  A Bain combina o melhor da experiência do setor privado com uma profunda compreensão dos setores sociais e públicos para efetuar uma mudança duradoura.

Telecommunications: A Bain atende empresas de telecomunicações em todo o mundo, ajudando-os a compreender melhor os seus clientes, construir redes de qualidade superior, encontrar um caminho sustentável para o crescimento e alcançar a liderança de custo, mantendo uma organização de alto desempenho.

Consumer Products: Empresas de bens de consumo enfrentam novos desafios criados pelos mercados emergentes, consumidores complexos, novos comportamentos dos clientes e a consolidação do varejo. Mas esses mesmos desafios também abrem novas rotas para o crescimento rentável.

Healthcare: Empresas de saúde enfrentam mudanças dramáticas no comportamento do cliente, dinâmica do mercado e exigências regulatórias. A Bain trabalha com empresas de saúde para oferecer melhor valor para os pacientes e reduzir o custo e a complexidade de sistemas operacionais.

Media: A indústria da mídia está no meio de uma transformação digital gigantesca, com os avanços na tecnologia e infra-estrutura, que  continuam a remodelar como, onde e quando o conteúdo e as informações são consumidos, a Bain ajuda seus clientes a capitalizar sobre este rompimento com base na vasta experiência intersetorial dentro da indústria: A Bain trabalha com 7 das 10 maiores empresas de mídia e entretenimento no mundo.

Oil & Gas: As práticas da Bain para empresas de Oil & Gas servem todas as áreas da indústria. A Bain aconselha governos, empresas petrolíferas nacionais, grandes e independentes empresas comerciais de petróleo, produtos petroquímicos, empresas de energias renováveis ​​, empresas de serviços de campos de petróleo e os investidores de private equity.

Retail: O mercado de varejo muda a todo o tempo e nunca foi um paraíso para os fracos de coração. Adicionar a tecnologia digital para avaliar novas oportunidades de mercado e novas tendências de consumo faz parte do jeito Bain de trabalhar. A Bain trabalha em conjunto com os principais varejistas para desenvolver e implementar soluções customizadas que abordam os desafios de hoje e as oportunidades de amanhã .

Technology: Como se bem sabe, empresas de software, hardware e de serviços de tecnologia requerem visão de longo prazo e adaptabilidade. A Bain tem trabalhado com clientes em software e hardware, semicondutores, serviços de TI, armazenamento, componentes e setores periféricos.

Utilities & Alternative Energy: Consultores de energia da Bain ajudam as empresas de serviços públicos em todo o mundo a enfrentar os desafios de hoje. O desafio de garantir combustível e fornecimento de energia a custos razoáveis ​​e otimizar a eficiência operacional e serviço ao cliente é um dos grandes desafios atuais.

 

pratica_bain.png

Strategy: Ajudar as empresas a desenvolver uma estratégia de mercado que as tornem competitivas e que façam seus resultados crescerem;

Private Equity: A Bain atua melhorando a gestão das empresas, para que assim seu valor de mercado aumente e consequentemente gere mais ganhos para os fundos de private equity.

Organization: A Bain ajuda a melhorar a performance financeira e os padrões de trabalho de tal forma que a empresa possa ter maior produtividade como um todo.

Advanced Analytics: Análises estatísticas com programas avançados que visam solucionar problemas dos clientes buscando padrões nos dados.

Information Technology: Determinar quais são as melhores tecnologias disponíveis para poder gerar os resultados pré-estabelecidos.

Results Delivery: Abordagens modernas que visam maximizar a entrega de resultados.

Performance Improvement: A Bain procura explorar o máximo potencial das empresas.

Customer Strategy & Marketing: Definição de novas estratégias de marketing e mercados.

Digital: Os especialistas da Bain ajudam as empresas a determinar quais sistemas digitais elas podem implementar para agilizar a entrega de valor para o cliente.

Mergers & Acquisitions: A Bain ajuda as empresas a melhorarem suas chances de sucesso M&A através de uma abordagem que integra estratégia de aquisição , diligência e fusão.

Transformation: Um esforço de todas as áreas para alterar a trajetória financeira, operacional e estratégica de um negócio, com um objetivo de produzir resultados.


5. CARREIRA NA BAIN

Plano de Carreira

planodecarreira_bain.png1. Associate Consultant Intern: Bain's Associate Consultant Intern (ACI) é ideal para alunos de graduação (tipicamente entre o terceiro e quarto ano), e para os candidatos de mestrado considerando uma carreira de consultoria de gestão após a graduação.

2. Summer Associate: Bain's Summer Associate (SA) program é uma oportunidade ideal para MBAs ou candidatos de pós-graduação, ou que fazem um MBA que gostariam de experimentar o mundo real de consultoria e obter insights sobre o que um futuro com Bain seria. A maioria dos SAs são surpreendidos com a riqueza de conhecimento da indústria, gestão de clientes e soft skills que eles adquirem nos primeiros meses de Bain.

3. Associate Consultant: Bain associate consultants (ACs) são um grupo diverso de pessoas altamente qualificadas com uma vasta gama de conhecimentos. A posição AC oferece uma oportunidade única para ganhar exposição a um negócio amplo dentro de um ambiente desafiador onde as recompensas primárias envolvem aprender e ter um impacto evidente. Geralmente, ACs juntam-se a Bain diretamente quando saem da faculdade ou universidade, a partir de um programa de Mestrado, ou depois de menos de três anos de experiência de trabalho. É uma ótima maneira de configurar-se para o sucesso futuro - da Bain e além.

4. Senior Associate Consultant: Na maioria dos escritórios da Bain, senior associate consultants (SACs) são pessoas promovidas rapidamente por terem um futuro promissor.

5. Consultant: Oferecendo responsabilidades desafiadoras, exposição de negócios e amplas perspectivas de carreira, o papel de consultor na Bain oferece uma oportunidade única de aplicar o conhecimento em negócios e rigor analítico para os desafios do mundo real. Estudantes de MBA, pós graduação, profissionais com experiência em consultoria e Senior Associate Consultant são convidados para preencher esta posição.

6. Case Team Leader: Os Cases Team Leaders (CTL) servem como base para a gestão de talentos da Bain, com a maioria dos CTLs formados internamente a partir da posição consultor. A Bain investe fortemente nesse papel, incentivando CTLs a assumir tanta responsabilidade quanto possível.

7. Manager: Na maioria das vezes o Manager é promovido de dentro da empresa. Os gerentes da Bain devem servir como líderes de ambas as equipes de casos e clientes. Com os clientes, os gerentes devem manter relações durante um longo período, aconselhando-os mesmo em questões fora do âmbito da Bain. Internamente, os gestores têm um lugar e uma voz dentro da empresa.

8. Principal: São os "futuros parceiros" da Bain, Eles tem os papéis de gerente e sócio, suas responsabilidades variam desde inspirar e orientar uma equipe no dia-a-dia desde cultivar o relacionamento com os clientes seniores Bain .

9. Partner: Ser sócio da Bain é um compromisso de confiança mútua. A nomeação para Partner é um reconhecimento formal do mérito pessoal.

 

Algumas formas de entrada

formadeentrada_bain.png

Salários

salario_bain.png

Benefícios

Alguns Benefícios que os funcionários da Bain tem direito:

 

beneficios_bain.png

 

Fonte: https://www.lovemondays.com.br/trabalhar-na-bain-and-company/salarios


6. SOBRE O PROCESSO SELETIVO

Etapas

PS1_bain.png

O primeiro exame é baseado no GMAT, que avalia habilidades de raciocínio e é usado pelos programas de gerenciamento de graduados como um critério de admissão. Este teste tem um total de 20 perguntas de raciocínio crítico, suficiência de dados e resolução de problemas. Os candidatos têm 30 minutos para terminá-lo.

O segundo exame é baseado em casos reais e avalia o senso de negócios dos candidatos e suas habilidades para analisar uma situação de negócios. O exame tem 18 perguntas que devem ser concluídas em 60 minutos.

PS2_bain.png

Usando uma simulação de caso real, esse exercício testa as habilidades dos candidatos para trabalhar em equipe.

As simulações são geralmente conduzidas nos escritório de São Paulo ou do Rio de Janeiro por consultores da Bain, que apresentarão um caso real e avaliarão a habilidade dos candidatos para trabalhar em equipe. Os candidatos trabalharão em pequenos grupos durante esse exercício em três horas.

Os candidatos que vivem fora de São Paulo ou do Rio de Janeiro conversarão com um consultor da Bain em vez de participarem da dinâmica, dependendo de quantos candidatos na sua região forem aprovados nos exames de múltipla escolha.

PS3_bain.png As entrevistas acontecem após a triagem pré-entrevista. Dependendo do histórico acadêmico do candidato, ele pode participar de duas ou três rodadas, sendo que cada rodada terá entre duas e três entrevistas. As duas primeiras rodadas serão conduzidas por consultores ou gerentes.No final de cada rodada, os candidatos serão informados se prosseguirão ou não para a próxima rodada de entrevistas.

As entrevistas começam com perguntas sobre o currículo do candidato, suas experiências e capacidades, em seguida, focarão em um caso real. Será pedido que os candidatos resolvam um caso real com o gerente de projetos, identificando o problema e fornecendo uma solução possível para o cliente.

PS4_bain.png Na rodada final, os candidatos serão entrevistados por sócios da Bain. As entrevistas seguem a mesma estrutura das entrevistas anteriores.

 

O que estamos procurando 
Nos escritório de São Paulo e do Rio de Janeiro, estamos procurando consultores que sejam tão entusiasmados e empolgados como nós quanto aos negócios dos clientes, um dos muitos aspectos que tornam a Bain única. Também procuramos candidatos que demonstraram sustentar um alto desempenho profissional e acadêmico.

Recrutamos das instituições acadêmicas de maior prestígio do Brasil e participamos de apresentações de recrutamento duas vezes por ano, em fevereiro e agosto, em diversas escolas.

Estamos procurando profissionais altamente qualificados com experiência em outras empresas. Todos os candidatos devem possuir bom conhecimento do pacote Microsoft Office (Excel e PowerPoint). Fluência em inglês, e português ou espanhol, é obrigatória.

Os rankings com o desempenho da Bain em relação a outras empresas são apresentados na seção de Consulting News do nosso portal. Acompanhe as nossas publicações.

 

Tempo de Carência

 geladeira_bain.png Caso você chegue na etapa de entrevistas e não consiga a vaga a Bain & Company você só poderá aplicar novamente no ano seguinte.