Perfil BCG - The Boston Consulting Group

As informações contidas abaixo foram retiradas de websites e entrevistas com consultores do BCG. Os esforços do CCU são constantes para manter as informações abaixo fidedignas à realida da consultoria, todavia, alguns dados podem estar desatualizados e a consulta ao(s) site(s) oficial(is) do BCG é indispensável. Boa leitura.

 

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1. O BCG THE BOSTON CONSULTING GROUP

Descrição: O Boston Consulting Group, também conhecido como BCG, é uma empresa global de consultoria de gestão reconhecida por seus conhecimentos em estratégia de negócios. Junto com clientes de todos os setores e regiões, o BCG identifica as oportunidades de mais valor, abordam os desafios mais críticos e transformam os negócios.

País de origem: Boston, USA

historia_do_bcg.pngHistória: O BCG foi fundado em 1963 por Bruce D. Henderson, um ex-aluno da Harvard Business School. Depois de muitos anos no departamento de compras da Westinghouse em Pittsburgh (onde o pricing behavior deu-lhe a ideia da experience curve), ele se juntou a Arthur D. Little, em Cambridge, Massachusetts onde fundaram uma das maiores consultorias mundiais com o nome de Boston Consulting Group.

O perfil internacional da empresa remonta aos seus primeiros dias. Logo depois de fundado, o BCG logo já abriu escritórios em Tóquio e Londres. Mais escritórios foram abertos ao longo dos anos, para acompanhar o ritmo crescente da globalização. Na primeira década do novo século, muitos dos clientes do BCG haviam se expandido para novos mercados.

O BCG começou a trabalhar na China em 1980, e foi a primeira empresa a receber uma licença consultoria lá. Hoje, a equipe do BCG na China tem mais de 400 pessoas, a grande maioria dos quais são chineses.

Exemplos como este podem ser encontrados na maioria dos países onde o BCG tem uma presença. Seu de crescimento internacional é muito mais do que o número de escritórios estabelecidos, é sobre como eles foram estabelecidos.

 

Timeline com os fatos mais importantes da história do BCG.

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Fonte: http://www.BCG.com/about_us/who_we_are/history_of_our_firm

 

Websites e Redes Sociais

  • BCG Global

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  • BCG in Brazil
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  • BCG Perspectives
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2. BCG EM NÚMEROS

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BCG Wolrdwide

  • Nº Escritórios: 85
  • Nº de funcionários: 14000
  • Nº de consultores: 6200

BCG no Brasil

  • N° Escritórios: 2
    • São Paulo
    • Rio de Janeiro

Fonte: https://www.bcg.com/pt-br/about/offices/default.aspx


3. EMPRESA

Missão: 

A nossa missão é clara. Nos aprofundarmos para alcançar novos insights e não hesitamos em agir. Reunimos as pessoas certas para desafiar o pensamento atual e promover a transformação. Trabalhamos com os nossos clientes para construir as competências que permitem às organizações alcançarem uma vantagem competitiva sustentável. Estamos moldando o futuro. Juntos”.

Valores:

    • Integridade
    • Respeito pelo individual
    • Diversidade
    • Clientes sempre em primeiro lugar
    • Pensamento estratégico
    • Entrega do melhor valor possível
    • Ser parceiros dos clientes
    • Fazer sempre o máximo que possível
    • Impacto social

Dia-a-Dia do BCG

Grandes desafios

Great Rated!, uma empresa especializada em avaliação da cultura organizacional das empresas, realizou uma pesquisa anônima com empregados selecionados aleatoriamente para avaliar a qualidade do local de trabalho. No BCG, 93% dos funcionários relataram que a empresa oferece todo o suporte necessário de treinamentos, promoções justas e trabalho desafiador.

Quase todos os funcionários (97%) se dizem importantes para a organização, e uma maioria significativa (94%) também dizem que os gerentes confiam nos seus funcionários para dar a eles novos desafios. Para a maioria dos trabalhadores (85%), trabalhar no BCG tem um significado especial.

No BCG, 96% dos funcionários sentem que recebem o treinamento e desenvolvimento de que precisam para promover suas carreiras.

Apoio para o desenvolvimento profissional

  • Número de horas médias de treinamento anual para estagiários: 40 horas
  • Número de horas médias de treinamento anual para consultores: 110 horas
  • BCG oferece suporte a aplicações pós-graduação para todos os empregados que desejam continuar a sua educação. Isso inclui recomendações por escrito, reembolso de matrícula e apoio formal através de todo o processo de admissão.

Ambiente único

No BCG, 93% dos empregados dizem julgam que seu local de trabalho é divertido e cooperativo. Os empregados trabalham a partir de um ambiente de escritório tradicional, com instalações de fitness no local em alguns escritórios para ajudar a promover e manter estilos de vida saudáveis. Um número esmagador de trabalhadores (98%) descreve seu ambiente de trabalho como sempre cordial, enquanto que mais de nove em cada 10 dizem que são carinhosas, divertidas e cooperativas com a família ou equipe, na qual as pessoas se sentem confortáveis sendo elas mesmas. De fato, 93% sempre acordam ansiosos para irem trabalhar no BCG.

Diversão e celebrações

Os funcionários se reúnem para eventos em toda a empresa, como o 50º aniversário do BCG, juntamente com eventos de escritórios, eventos da equipe, em que comemoram realizações pessoais e da equipe. Os funcionários se reúnem  para jantares, eventos da equipe de paintball e muito mais.

Fonte: http://reviews.greatplacetowork.com/the-boston-consulting-group-inc


 

4. PRÁTICAS E INDÚSTRIAS

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Automotive: A indústria automotiva passa por um dos períodos mais difíceis da sua história. As vendas estão em declínio em todo o mundo, e excesso de produção e as pressões ambientais fazem aumentar ainda mais o desafio. Fornecedores e varejistas estão lutando pela sobrevivência, mas os consumidores esperam maior variedade, conteúdo e menos preços.

Consumer Products: O cenário atual é difícil de avaliar – tanto para os consumidores quanto para os varejistas. A indústria enfrenta uma infinidade de desafios, incluindo mudanças no comportamento do consumidor, o excesso de produção, consolidação e falta de lucratividade .

Energy & Environment: Os setores de energia e de meio ambiente em todo o mundo têm experimentado mudança tremenda ao longo da última década, e o cenário vai continuar a alterar como as novas tendências da economia, geopolítica , o comportamento da indústria, tecnologia e regulamentações de emissões de gases poluentes.

Financial InstitutionsA atual crise financeira redefiniu a indústria financeira, fazendo com que estas intituições tenham que se renovar constantemente para poderem viver no mercado.

Health Care Payers & Providers: A saúde é um setor dinâmico. Avanços importantes ajudam as pessoas a viver vidas mais longas e saudáveis, mas grandes necessidades de saúde não atendidas ainda permanecem. E, enquanto os gastos com saúde tem crescido, não há nenhuma relação clara entre o aumento dos gastos e os resultados de maior qualidade.

Insurance: Como a indústria de seguros enfrenta uma onda de mudanças estruturais produzidas pelas condições macroeconómicas e demográficas, e a demanda por novos produtos e serviços pode aumentar a pressão regulatória, a maioria das seguradoras serão obrigadas a enfrentar desafios novos e de grande alcance se quiserem permanecer bem sucedidos.

Industrial Goods: Organizações especializadas em produtos de engenharia e projeto de negócios, metais e mineração estão enfrentando numerosos desafios. Embora a dinâmica de negócio dessas organizações têm diferenças inerentes, todas estão enfrentando um ambiente que as obrigam a examinar suas operações mais de perto.

Media & Entertainment: A próxima década irá remodelar as indústrias de mídia e telecomunicações. Se elas fazem produtos ou oferecem serviços, estas empresas estão enfrentando desafios que vêm com mudanças rápidas.

Public Sector: Governo é um dos setores mais complexos e desafiadores para trabalhar. Ele também pode ser um dos mais gratificantes. Organizações do setor público ao redor do mundo estão enfrentando muitos dos mesmos problemas.

Transportation, Travel & Tourism: Fornecedores de viagens, tais como companhias aéreas e ferrovias, enfrentam um dos modelos de negócio em que os principais fatores de sucesso são muitas vezes conflitantes. Diferençãs entre interesses de curto e longo prazo são um dos grandes desafios do setor atualmente.

 

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Corporate Development & Finance: Responder perguntas de uma forma sistêmica que integre plenamente a estratégia de uma empresa de negócios, políticas financeiras e objetivos do investidor é o domínio de desenvolvimento corporativo e finanças.

Globalization: Nos últimos 15 anos, as empresas multinacionais entraram rapidamente em economias em desenvolvimento para obter vantagens de custo e expandir sua base de clientes. Eles não têm, no entanto, extraído o valor total de seus investimentos.

Digital Economy: Os dispositivos móveis, redes sociais, computação em nuvem, e outras tecnologias estão transformando profundamente as relações entre empresas e seus clientes. Nesta economia digital, os consumidores estão se tornando mais poderosos, e as empresas encontram-se com novos caminhos para a construção de vantagem competitiva.

Innovation & Growth: Um crescimento lucrativo sustentável é o objetivo de quase todas as empresas, mas a busca de crescimento nunca foi mais difícil. Os mercados estão cada vez mais saturados. A fim de impulsionar este crescimento, as empresas devem inovar.

Marketing & Sales: Práticas de Marketing e Vendas abrangem todas as funções comerciais, incluindo branding, vendas, marketing, preços e visão do cliente. Marketing e vendas desempenham um papel fundamental na receita, retenção de clientes e alcançar os objetivos da empresa .

Industry Challenges: Atualmente, a competitividade global está crescendo cada vez mais na indústria. Para continuarem competitivas, as indústrias precisam cortar custos e gerar mais receita, reforçando a competitividade do core e desenvolvendo novas fontes de diferenciação.

People & Organization: Uma organização é formada por pessoas e ela deve conduzir um desempenho superior, aproveitando a coordenação, engajamento e capacidades dos funcionários da empresa.

Postmerger Integration: Na sequência de uma fusão, a gestão se encontra sob pressão pela falta de tempo para enfrentar os desafios, tais como a definição de prioridades estratégicas de integração e a identificação de sinergias. Além disso, uma atenção especial tem de ser dada para enfrentar a mudança cultural e controlar riscos de negócios na nova organização.


 

5. CARREIRA NO BCG

Plano de Carreira

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1. Associate: Como um associate, você vai trabalhar em uma equipe de BCGers que irá ajudá-lo, ensiná-lo e desafiá-lo a crescer. Você será responsável por componentes específicos de um projeto, como analisar o desempenho de um cliente ou realização de entrevistas com os pessoas chave no mercado ou especialistas da indústria.

2. Consultant: Como consultor, você começará a desenvolver o conhecimento especializado e gerenciar os componentes complexos significativamente maiores dos projetos. Você vai trabalhar em estreita colaboração com clientes para entender seus problemas, criar estratégias para a mudança, ganhar o buy-in para as suas recomendações, e colaborar com colegas BCGers para transformar a realidade de um cliente.

3. Project leader: Líderes de projeto do BCG desenvolveram a experiência e habilidades de liderança para dirigir diversas equipes de consultoria de talentos. Seu papel: ajudar as equipes a florescerem, orientando seus esforços, direcionando seus talentos, e expandindo seus conhecimentos e habilidades para oferecer soluções estratégicas e sustentáveis para os clientes.

4. Principal: Como principal no BCG, você vai se concentrar em construir relacionamentos com clientes que são fortes e duradouros. Você terá um papel crescente na liderança de pensamento, mentoring da equipe, e desenvolvimento de negócios. Os clientes irão buscar o seu conselho sobre questões de negócios que se estendem para além do âmbito imediato de seu trabalho do projeto. Assim, muitas vezes você ajudá-los a definir a direção estratégica de suas organizações.

5. Partner: O sócio do BCG é quem define a cultura e a direção estratégica da empresa e toma todas as decisões de gestão. Eles são os líderes intelectuais, trazendo profunda experiência para os clientes e ajudam a inspirar,a inovar em toda a empresa.

Algumas formas de entrada

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Salários

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Benefícios

Alguns benefícios que os funcionários do BCG tem direito:

 

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Fonte: https://www.lovemondays.com.br/trabalhar-na-boston-consulting-group/avaliacoes


 

6. SOBRE O PROCESSO SELETIVO

Etapas

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A primeira etapa do processo seletivo do BCG é composta por duas provas: uma de matemática e uma de inglês. 

A prova de matemática tem 20 questões múltipla escolha em português, com nível de dificuldade acima das outras provas de consultoria. O candidato tem 30 minutos para resolver a prova e o desempenho ideal é de no mínimo 16 acertos nessa prova.

Já a prova de inglês costuma ser composta por dois textos e 5 questões referentes a cada um deles, totalizando 10 questões. A prova é baseada na seção "reading comprehension" do GMAT e tem duração de 15 minutos. O desempenho ideal nessa prova é de no mínimo 7 acertos.

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Além dos desempenho das provas, o candidato terá seu currículo e histórico escolar avaliados. O BCG aprecia aluno com bom desempenho acadêmico e com uma boa experiência extracurricular.

O BCG é famoso por cortar os alunos que têm reprovação em seu histórico e/ou CR baixo, apesar desses fatos diminuirem significativamente as chances do candidato entrar na consultoria, um bom curriculo e as experiências em atividades extracurriculares podem garantir a aprovação dos candidatos para as entrevistas.

Além disso, o BCG agora também pede que seja enviado um vídeo curto do candidato contando um pouco sobre ele o porquê deve ser selecionado.

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As duas primeiras entrevistas são realizadas por consultores do BCG e costumam ser em português. Em cada uma das entrevistas, o candidato primeiro responderá algumas perguntas pessoais, em seguida resolverá um case e, por fim, terá alguns minutos para fazer perguntas e tirar dúvidas com o consultor.

O BCG avalia o domínio da língua inglesa na prova e, em caso de aprovação, se for necessário melhorias na comunicação do candidato ele receberá aulas de reforço no escritório em horários fora do expediente.

PS4_BCG.png As duas útlimas entrevistas são realizadas com os sócios do BCG. Seguem a mesma estrutura das entrevistas anteriores.

 

Características

Quais são as características chave que o BCG busca?

BCG está crescendo em todas as áreas possíveis. Eles buscam uma variedade de origens e experiências, e não há nenhuma formação específica que eles desejam. O BCG olha para indivíduos inteligentes que têm paixão pelo que fazem e humildade para estar em serviço ao cliente e que irá abraçar a cultura do BCG e prosperar dentro dela. Os candidatos precisam ter forte capacidade de relacionamento, liderança, comunicação e fortes habilidades analíticas, bem como a capacidade de concentrar-se com fatos concretos.

O que fazer para chamar a atenção na entrevista?

Um forte potencial empregado não só irá oferecer soluções para um problema durante durante uma entrevista, mas também irá demonstrar uma curiosidade natural para explorar outras questões e oportunidades relacionadas. Candidatos fortes são genuínos e são capazes de comunicar o que os tornam únicos e como eles irão contribuir para a cultura do BCG.

O que devo fazer para ingressar no BCG?

Há várias rodadas de entrevistas, e o candidato vai se reunir com várias pessoas em cada rodada. Os candidatos são convidados a discutir um caso de negócio que é uma simulação do trabalho real de um consultor. É importante familiarizar-se com o formato das entrevistas, pois não é apenas uma entrevista pessoal, mas também uma entrevista de caso. A capacidade de aplicar um pouco de criatividade também é importante, um candidato criativo e bem preparado vale mais que o extremamente ensaiado.

O que se deve fazer se você estiver interessado e quiser saber mais?

Em primeiro lugar, o BCG tem uma extensa presença online, como o website corporativo que ajuda os potenciais candidatos a aprenderem mais sobre o BCG. A mídia social é outro excelente local. Na verdade, a análise do LinkedIn no ano passado mostrou que BCG foi a # 4 empresa de médio porte mais vista entre os estudantes e recém-licenciados nos EUA. Além disso, os futuros candidatos são encorajados a se conectarem e aprenderem sobre o BCG através de seus eventos de recrutamento no campus, onde os candidatos e BCGers atuais podem conhecer uns aos outros em um ambiente mais informal.

 

Fonte: http://reviews.greatplacetowork.com/the-boston-consulting-group-inc

 

 

 

Os rankings com o desempenho do BCG em relação a outras empresas são apresentados na seção de Consulting News do nosso portal. Acompanhe as nossas publicações.

 

Tempo de Carência

 geladeira_BCG.png  O BCG não pussui tempo de carêcia durante todo o seu processo seletivo.

 


7. CONHEÇA OS CONSULTORES DO BCG

O CCU fez entrevistas com ex-alunos da Unicamp e que hoje estão na carreira de consultoria, para ver mais da trajetória, desafios e dia-a-dia de quem trabalha no BCG clique aqui.