6 características que você precisa ter se quiser ser um bom líder

Uma série de dicas essenciais para quem almeja exercer um cargo de liderança em sua carreira.


Este artigo foi originalmente publicado no portal Infomoney.

aiupstarts.jpg

Fonte: zdnet.com (iStockphoto/phototechno)

Muitos profissionais, talvez a maioria, almejam algum dia chegar a um cargo de liderança. E na caminhada e construção da carreira até lá, é importante saber que liderar não é tão simples quanto parece.

É muito mais do que apenas mandar ou não as pessoas fazerem algo. É mais sobre “personalidade e visão”, segundo o consultor de carreira Emerson Wesley Dias. “Um bom líder deve ser capaz de definir metas, planejar a estratégia, criar as ferramentas, apontar a direção, orientar e mobilizar sua equipe”.

Segundo o especialista, nas empresas, o exercício da liderança pouco tem a ver com o cargo. Dias explica que há muitos casos de pessoas que não têm o cargo, mas que exercem a liderança pelo conhecimento, pela influência, e, assim, exercem algum tipo de poder sobre os outros. “De uma simples reunião à condução de um projeto, liderança tem a ver com autoridade sobre determinada situação”, afirma.

Pensando nisso, o consultor de carreira elencou 6 características de um líder de sucesso. Saiba o que fazer para conquistá-las:


Seja um bom exemplo: deixe que suas atitudes falem mais alto que suas palavras. Caso contrário, não conseguirá exigir das pessoas aquilo que você mesmo não faz.


Tenha coragem: líderes de sucesso são corajosos e isso não significa ausência de medo, mas aprender a reconhecer seus medos, enfrentar a realidade de cada situação e escolher a melhor maneira de agir para que os objetivos sejam alcançados.


Seja humilde: tenha humildade para reconhecer seus erros, fracassos e pontos fracos. Peça desculpas se errou e aceite ajuda dos que estão dispostos a contribuir.

Valorize as críticas: escute as pessoas que discordam de você e que possuem opiniões diferentes. Tente entender os seus pontos de vista e identifique o que você pode fazer para melhorar.

Reflita: autoconhecimento é fundamental no processo de liderar outras pessoas. Dedique-se alguns minutos do seu dia para refletir sobre a maneira que tem liderado.

Multiplique boas lideranças: é fundamental para um bom líder saber identificar e estimular outras lideranças dentro da organização, garantindo a continuidade do trabalho.


Fonte: Infomoney

https://goo.gl/ZZaOfI