Ranking CCU 2014

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O Ranking

O CCU estima um público máximo possível de 340 alunos prestando os processos seletivos de consultoria no ano de 2015. Essa estimativa toma como base 15% dos alunos dos dois últimos anos dos cursos que tiveram participa-ção relevante nas atividades realizadas pelo clube ao longo do segundo semestre de 2013 e do ano 2014. Os cur-sos em questão são: ciências da computação, ciências econômicas, matemática, física, estatística e engenharias (alimentos, civil, computação, controle e automação, elétrica, física, mecânica, produção* e química). Além desses cursos, o clube prevê um crescimento de até 53% (público total de 520 alunos), nos próximos anos, para o cenário em que a carreira seja compreendida pelos cursos de administração*, administração pública*, química e engenhari-as (agrícola, ambiental*, manufatura* e telecomunicações*).
Cursos do campus da Unicamp Limeira (*).

Nesse universo, os 130 alunos entrevistados pelo CCU no ano de 2014, aproximadamente 39% do público estima-do, avaliaram a imagem de cada uma das consultorias atribuindo estrelas variando de uma a cinco para responder a seguinte pergunta: “Qual é o seu de conhecimento em relação a essa empresa?”. As empresas que conse-guiram altas porcentagem de quatros e cinco estrelas são as mais conhecidas e bem quistas pelos alunos.

Desta avaliação, foram três as constatações feitas a partir da distribuição porcentual de avaliações por estrelas, para cada uma das empresas, que podem contribuir com as equipe de RH. São elas:

1. Consultorias dos sonhos

As consultorias que receberam quantidades altas de 4 ou 5 estrelas, consideradas as mais desejadas pelos alunos, são aquelas que possuem maior proximidade dos universitários da Unicamp por meio de suas ações no campus. Esses resul-tados mostram que os eventos e participações de consultores em atividades desenvolvidas por atividades extracurricula-res como o CCU podem ser o grande diferencial na hora de competir por talentos.

2. Referencial comparativo

O ranking CCU é um indicador da imagem que os Unicampers têm sobre as consultorias, desta forma, ele serve para que as empresas analisem a sua imagem no mercado de talentos da Unicamp tendo como referencial seus concorrentes diretos e definam as estratégias de recrutamento segundo seus interesses particulares. Um fato importante é que o cres-cimento das consultorias está diretamente relacionado, entre outros fatores, com o recrutamento dos melhores talentos para sua equipe, portanto, quanto pior a colocação da empresa maior é a necessidade de investimentos na marca dentro da universidade.

3. Penetração no mercado

Em epoca de eventos de recrutamento, há uma tendência de que os candidatos priorizem os processos que mais lhes atraem em detrimento da quantidade de eventos que ocorrem em um período muito curto de tempo. Sendo assim, as porcentagens de 4 e 5 estrelas de cada uma das empresas podem refletir a porcentagem dos alunos que participam dos seus processos. Em suma, há uma correlação muito importante entre “ser conhecida e desejada pelos alunos” e o núme-ro de candidatos participando do processo seletivo, afinal, os alunos não veem as consultorias como todas iguais.

Foram avaliadas nessa pesquisa todas as empresas de consultorias que realizaram processos seletivos na Unicamp no ano de 2013, não havendo distinção em áreas de atuação ou concorrência entre elas.

  

Classificação Geral

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Pelo segundo semestre consecutivo o The Boston Consulting Group é a primeira opção dos Unicampers quando se trata de trabalhar em uma consultoria estratégica. A firma é desejada por 83% dos alunos que participaram da pesquisa CCU X-Ray no segundo semestre de 2014 (87 alunos).

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Sendo uma das consultorias com o maior número de ex-alunos formados na Unicamp, o BCG está presente na universidade ao longo do ano apresentando a carreira, aplicando simulados de etapas de seu processo seletivo, motivando candidatos e criando a cultura de consultoria  por meio de eventos de recrutamento, eventos do CCU ou parcerias com o movimento empresa júnior.

As práticas transmitem aos Unicampers uma evidente valorização do aluno formado na universidade por parte da consultoria e, em contrapartida, a firma é a preferida dos alunos. Essa preferência é natural porque, assim como ocorre com outras indústrias, o aluno escolhe aqueles que mostram na prática a cobiça por seu perfil, formação e características.

E como era esperado, o BCG vem atingindo resultados cada vez mais expressivos nesse mercado, por exemplo, no segundo semestre de 2014, a Unicamp foi a escola com o maior número de candidatos aprovados em seu  processo seletivo, fato inédito. Já no primeiro semestre de 2015, foi a consultoria que teve o maior número de alunos aplicando a prova, um pouco mais de 80 alunos.

Em segundo lugar no Ranking ficou a McKinsey & Company (82%) que também já iniciou, no segundo semestre de  2014, uma aproximação dos alunos por meio de um eventos com o CCU, além do recrutamento realizado na escola. A empresa tem uma das melhores reputações no segmente tornando sua marca muito disseminada.

De forma semelhante, a Bain & Company ocupando a terceira posição (81%) iniciou este ano uma aproximação mais direta da Unicamp apesar de já realizar eventos de recrutamento e divulgar o seu tradicional Desafio Estratégico.

Essa posição no ranking em grande parte é por causa das suas premiações relacionadas a carreira, como por exemplo, o prêmio de melhor consultoria para se trabalhar da Vault, que lhe dá grande reputação no mercado de talentos e, principalmente, pelos seus programas de qualidade de vida, bastante divulgado em suas palestras institucionais de recrutamento, que a diferencia consideravelmente das outras empresas.

As três primeiras colocadas tem como características comuns serem as maiores empresas do ramo, fato que por si só, as tornam mais conhecidas por serem constantemente citadas nos meios de comunicação.

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