Equipe do CCU vence o Desafio Visagio 2016

Parabéns a equipe “Time Unicamp CCU”, que representou o CCU e a Unicamp e venceu o Desafio Visagio, uma competição estimulante, desafiadora e de grande aprendizado para todos que participaram.

 


No dia 5 de junho ocorreu no escritório da Visagio no Rio de Janeiro a ultima fase do Desafio Visagio 2016.

Essa foi uma atividade proposta pela empresa de engenharia de gestão Visagio, para grupos de 4 ou 5 alunos cursando qualquer curso de graduação em alguma instituição de ensino superior do país.

Além de permitir que os participantes vivessem na prática o dia a dia de um consultor, ajudou a desenvolver o trabalho em equipe, explorar a capacidade analítica e de comunicação e ,também, ampliar os conhecimentos sobre estratégia e gestão.

O desafio englobou duas etapas em diferente datas. A primeira etapa consistiu em uma prova online (igual para todos os times) em que as equipes inscritas deveriam solucionar problemas de negócio. Problemas esses que envolveram a análise dados, o entendimento de conceitos de gestão e o uso de raciocínio lógico, que são essenciais no dia a dia de um profissional na área de consultoria.

Após esta primeira etapa, que contou com a participação de mais de 100 equipes, as 11 equipes classificadas para a segunda fase, com duas equipes do CCU entre elas, foram convidadas a resolver um plano de negócios para uma empresa internacional que desejava entrar no mercado brasileiro com um orçamento para investimento limitado.

Os competidores deveriam então fazer umas análise detalhada de mercado e desenvolver a melhor estratégia para entrada e consolidação da empresa no Brasil. Esse planejamento teve que ser feito em um dia. A proposta foi feita no dia 03/06 pela noite e a apresentação deveria ser encaminhada completa às 06:00 horas no dia 05/06, mesmo dia em que as equipes de São Paulo pegariam um voo para encontrar as equipes do Rio de Janeiro e os consultores da Visagio no Rio de Janeiro e apresentariam a sua proposta de negócio.

Uma das integrantes da equipe campeã,  "Time Unicamp CCU", que era integralmente formada por membros do Clube de Consultoria da Unicamp (Thais Stegmann, Robert Sonnenberg, Vitor Sato, Pedro Trindade e Rodrigo Rosa), nos contou um pouco de como foi a experiência e o aprendizado durante esse intenso final de semana.

"Foi um final de semana difícil, foram duas noites que dormimos muito pouco e dois dias que pensamos muito na melhor estratégia, mas sem sombras de dúvidas foi um final de semana de grande aprendizado. Aprendemos não só como estruturar um problema, mas também a trabalhar em equipe, a discutir uma ideia de modo que só seguimos em frente quando o grupo todo estava de acordo. Aprendemos a ouvir a opinião do outro, procurando sempre uma forma de melhoria. Posso dizer que depois desse final de semana a vontade de seguir a carreira de consultoria só aumentou. Foi uma oportunidade muito boa e sugeriria para qualquer pessoa que quer ou não seguir a carreira de consultoria." - Thais Stegmann.