Com a presença de consultores da McKinsey e do BCG, a terceira edição do Getting the Job foi um sucesso

Já foi dada a largada dos processos seletivos na Unicamp e muitos ainda estão por vir. Diante de tantos processos seletivos, os alunos puderam entrar mais preparados através Getting the Job, que contou com a ajuda de grandes consultorias.

 


No primeiro sábado de agosto, 06/08/2016, foi realizada a terceira edição do Getting the Job pelo CCU. Juntamente com grandes consultorias, o CCU realizou um grande simulado de um processo seletivo.

O  Getting the Job é uma simulação do processo seletivo de empresas de consultoria estratégica e de gestão desenvolvido pelo Clube de Consultoria da Unicamp.  O objetivo é proporcionar aos alunos da Unicamp uma experiência prévia de uma seleção de consultoria.

Os participantes passaram por todas as etapas mais comuns do recrutamento e seleção de uma consultoria: provas de raciocínio lógico baseadas no GMAT, PST, dinâmica de grupo, entrevistas de caso e fit em inglês.

Na primeira etapa foi realizado um simulado PST (problem solving test) da Mckinsey, além de um Workshop realizado pela própria consultoria, auxiliando os alunos na resolução de seus testes. A Mckinsey & Company, umas das maiores consultorias estratégicas do mundo, possui um teste bem diferenciado e o auxílio de consultores colaborou muito com a preparação dos candidatos.

Após o simulado PST, os candidatos foram expostos a um simulado GMAT, comumente utilizado nos processos seletivos das grandes consultorias.

Nesta primeira etapa, estavam presentes 43 participantes e todos puderam participar, posteriormente, das dinâmicas em grupo.

Nesta segunda etapa, os participantes tiveram que solucionar um case em grupo. Cada equipe tinha 40 minutos para solucionar o problema, apresentá-lo em 5 minutos e responder perguntas em mais 10 minutos. Toda a etapa foi preparada de forma a preservar as características dos processos reais.

Por fim, a última etapa do Getting The Job selecionou os melhores 19 participantes para uma rodada de entrevistas com consultores do BCG. Antes da rodada de entrevistas, os consultores do BCG realizaram um Crack the Case com os participantes para auxiliarem na resolução de problemas e após as entrevistas, os finalistas receberam feedback de especialistas do mercado, os quais auxiliaram na melhoria de pontos fracos  e no aperfeiçoamento de certas características dos candidatos. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre carreira, vida pessoal e profissional dos consultores.

“O consultor que me entrevistou realmente me passou um feedback muito completo, além de me mostrar pontos os quais podem ser melhorados para que eu possa também me tornar um consultor.”, afirmou um dos participantes.

Após as entrevistas com os consultores, os candidatos tiveram ainda mais uma rodada de entrevistas com membros mais experientes do CCU, os quais também forneceram um feedback detalhado, visando o aprimoramento dos candidatos para a reta final de preparação.

“O Getting The Job foi muito importante para essa reta final de preparação, pois tivemos contato diretamente com profissionais de grandes consultorias como Mckinsey e BCG nos auxiliando neste processo. Além disso, tem sido uma preparação muito boa, nos colocando também em contato com outros candidatos. Com certeza irei mais preparado para os processos depois dessa experiência”, declarou outro participante.

Com um total de 115 participantes nas 3 edições, o Getting The Job pôde mostrar sua força e potencial na preparação dos candidatos para a reta final de preparação. Dos ex-participantes das 3 edições, muitos já se encontram trabalhando na área, e muitos outros  já deram início aos processos seletivos deste semestre.

Para os que tem interesse na carreira de consultoria estratégica  e pretendem se preparar para uma carreira de sucesso, o CCU realizará o Prep4Consulting a partir de setembro.

Para conhecer o nosso programa preparatório, basta acessar o link:  http://goo.gl/YcxQs7


Fonte: Redação Clube de Consultoria Unicamp