Semelhanças e diferenças entre clube de consultoria e empresa júnior

Atividades muitas vezes complementares, mas muito diferentes. Entenda como cada uma delas funciona.

 


 

consultingclub.ejs.jpgUm aluno quando ouve a palavra consultoria a associação com um consulting club e uma empresa júnior é imediata, entretanto, cada uma dessas organizações estudantis lida com esse assunto de uma maneira diferente.

As empresas juniores realizam projetos de consultoria para o mercado e assim desenvolvem competências, habilidades e uma vivência empresarial nos alunos, antes deles irem para o mercado de trabalho.  

Já o Clube de Consultoria Unicamp trabalha com os alunos que, nos primeiros anos da faculdade, já tiveram a oportunidade de desenvolverem seus conhecimentos e suas habilidades, como liderança e trabalho em equipe, em outras atividades extracurriculares (empresa júnior, MTE, Baja, Fórmula SAE, Enactus, Centro Acadêmico, Trote da Cidadania, etc.).  Esses alunos têm grande potencial de se destacarem no mercado de consultoria estratégica, mas precisam de orientação e preparação para enfrentar os processos seletivos dessas empresas.  

De maneira geral, a empresa júnior tem o papel formar pessoas diferenciadas para serem bem sucedidas em suas carreiras; já o CCU prepara e potencializa os conhecimentos e as experiências dos alunos para garantir que eles se destaquem nos processos seletivos e consigam as melhores oportunidades de carreira. São atividades complementares na maioria das vezes.

Confira a seguir como funciona o CCU e as empresas juniores:

 

CCU

Empresa Júnior

Clientes

Os clientes do Clube de Consultoria Unicamp são os alunos de graduação e de pós-graduação que buscam uma preparação específica para os processos seletivos das empresas de consultoria estratégicas e de gestão ou mesmo para os processos trainees em geral.

Em segundo plano, o clube também trabalha junto às consultorias para garantir a divulgação da carreira, a organização de eventos e do recrutamento na Unicamp. Ou seja, o CCU não realiza projetos de consultoria para o mercado como faz uma empresa júnior.

Uma empresa júnior trabalha principalmente para as micro e pequenas empresas, oferecendo serviços de consultoria a preços bastante competitivos no mercado.

Também é comum as empresas juniores organizarem eventos, dos mais diversos tipos, para os alunos do Movimento Empresa Júnior ou da própria universidade em parcerias com indústrias, bancos, consultorias, entre outras empresas. As semanas acadêmicas são exemplos desses eventos.  

Perfil dos alunos envolvidos

Qualquer aluno de graduação e de pós-graduação pode participar dos eventos e dos cursos oferecidos pelo CCU, contudo, a maioria dos alunos associados ao clube são os últimos anistas e os formados.

A equipe executiva do CCU, no entanto, é formada por alunos que ainda estão a alguns anos de se formarem. O plano de carreira e o de desenvolvimento individual têm duração mínima de três semestres antes de o aluno começar a estagiar e, portanto, requer maior dedicação e engajamento nas operações do clube.

É muito comum que ex-empresários juniores participem do CCU, tanto para se preparar para os processos seletivos das consultorias como atuando na equipe executiva do clube.

A maioria dos empresários juniores da Unicamp são alunos dos dois primeiros anos da graduação. É comum o aluno entrar como trainee em uma empresa júnior e fazer carreira nos anos seguintes como gerente ou diretor.

Há também a opção de carreira nos órgãos representativos com o Núcleo das Empresas Juniores da Unicamp, a FEJESP – Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo, e a Brasil Júnior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores.

Após sair da empresa júnior o aluno busca por novas oportunidades como intercâmbio ou mesmo outra extracurricular, antes de entrar de uma vez por todas no mercado de trabalho.

Produtos e serviços

O CCU realiza cursos e eventos para desenvolver as habilidades e conhecimentos necessários para que os universitários consigam ter um bom desempenho nos processos seletivos das consultorias estratégicas e de gestão.

Esses processos seletivos são considerados os mais difíceis e desafiadores do mercado, exigindo uma prévia preparação para cada uma das etapas.

Além disso, o CCU desenvolve materiais de estudos como simulados, guias de estudos, vídeoaulas, entre outros, visando auxiliar o estudante no processo de preparação.

As empresas juniores realizam projetos de consultoria em engenharia, TI, finanças, estratégia, gestão de pessoas, entre tantas outras áreas, para o mercado brasileiro.  

Os clientes costumam contratar os serviços das empresas juniores principalmente devido aos seus preços mais baixos e o conhecimento produzido dentro da universidade.

Ideais

O papel do CCU no contexto do mercado de trabalho é preparar universitários para serem bons consultores e fazerem a diferença no mundo quando estiverem atuando na profissão.

As grandes empresas de consultoria estratégica e de gestão são contratadas principalmente para aconselhar e direcionar grandes decisões coorporativas, governamentais e mesmo políticas que serão responsáveis por grandes impactos no mundo e não apenas no Brasil, por isso, é importante que os consultores formados na Unicamp tenham consciência do seu papel enquanto cidadão e que ajam com ética e integridade.

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) trabalha visando impactar na sociedade e gerar valor para as regiões nas quais as empresas juniores realizam seus projetos.

Ao desenvolver uma micro empresa que cresce e gera oportunidades para a comunidade local, o aluno está atuando diretamente no desenvolvimento do país antes de mesmo de se formar.

O ideal do movimento é claro: formação de pessoas diferenciadas e envolvidas com o desenvolvimento do Brasil.

 

 


Fonte: Redação Clube de Consultoria Unicamp