Unicamp marca presença na final do Desafio Estratégico da Bain 2016

A décima edição do Desafio Estratégico da Bain teve sua final nos dias 21/10 a 23/10 e contou com uma equipe da Unicamp!


 Neste segundo semestre de 2016, a Bain & Company realizou a décima edição de seu Desafio Estratégico. Conhecido por sua dificuldade e por ser um grande difusor da carreira de consultoria estratégica entre os estudantes das mais conceituadas Universidades do país, o Desafio Estratégico da Bain simula em diversas etapas o dia a dia de um consultor de sua firma.

 

Para chegar até a final latino americana, os participantes tiveram que passar por inúmeras etapas. A primeira fase do Desafio consistiu em uma prova de 20 questões de múltipla escolha simulando um case real de consultoria estratégia. O case usado neste ano tratou da empresa mundialmente conhecida no setor de varejo de moda, a Dafiti. Foi uma prova de extrema dificuldade que eliminou grande parte dos candidatos. No Estado de São Paulo, maior regional da competição, por exemplo, apenas 32 equipes foram selecionadas para a semi-final regional. Para termos ideia da dificuldade, a nota de corte para esta etapa neste ano foi de apenas 9 acertos.

 

“A primeira etapa foi muito difícil, dada não apenas a dificuldade da prova, mas também pelo curto tempo para resolvê-la. Para nossa equipe já foi um desafio para organizarmos a melhor estratégia para essa etapa. Embora o tempo médio por questão, pelo menos teoricamente, se mostrasse o suficiente, na prática encontramos inúmeras dificuldades, principalmente, em conceitos que não conhecíamos. Uma dica para futuros participantes seria: preparem-se, pois a experiência valerá muito a pena”, disse Rodrigo Rosa, aluno de Economia na Unicamp e integrante da equipe The Champions, finalista regional da competição.

 

Na Semi-final Regional de São Paulo, tivemos 32 equipes das melhores Universidades do Estado e, nesta edição, a Unicamp teve 9 representantes nesta etapa da competição, mostrando a força da cultura de Consultoria que vem crescendo ano a ano na Universidade. Nesta fase, a Bain buscou aprofundar ainda mais a experiência dos participantes. Os mesmos visitaram o escritório da empresa e tiveram um dia imerso em resolução de case. A princípio, foi realizada uma palestra institucional da Bain que foi seguida pela apresentação do caso que foi quebrado em dois blocos de questões a serem resolvidas, divididas apenas por um intervalo de descanso. No segundo bloco, próximo ao fim do prazo final, as equipes foram surpreendidas por questões surpresas do cliente também para serem entregues no mesmo horário.

 

 

Fonte: Redação CCU

 

“Na semifinal já dá para vivenciar bem a cultura de consultoria, visitar a sede de uma das maiores do mundo, trabalhar com seu grupo nas cabines dos próprios consultores, sentir na pele o desafio de estar lado a lado com os melhores competidores e a pressão do tempo sempre presente. Tudo isso empolga quem sonha em ser consultor estratégico “, disse Matheus Scussel, aluno de Engenharia Mecânica na Unicamp e finalista da etapa regional do Desafio.

 

Dada a dimensão de São Paulo, houve ainda uma Final regional para classificar os finalistas para a final Latino Americana do Desafio Estratégico. Das 32 equipes da etapa anterior, apenas 8 foram selecionadas para essa fase. Ratificando o bom desempenho da Unicamp este ano, 3 equipes da Universidade estiveram presentes na Final Regional de São Paulo. Nesta etapa, as equipes estiveram ainda mais imersos no dia a dia de um consultor. Foi no final de semana de 16/09 – 18/09 que esta etapa aconteceu na cidade de São Paulo. Equipes do interior tiveram seus custos com estadia arcados pela Bain e puderam usufruir ainda mais dessa experiência.

 

Novamente, no primeiro dia, foi apresentado o case a ser resolvido e as perguntas a serem respondidas na apresentação final. A apresentação foi um diferencial desta etapa, pois a Bain ofereceu aos participantes um breve treinamento de como apresentar um projeto ao cliente e como a Bain & Company faz isso na prática. Além da apresentação, houve uma série de perguntas para que os participantes de cada equipe esclarecessem todos pontos levantados para chegar a conclusão final.

 

"O desafio estratégico da Bain nos ensinou muito, em relação a conceitos aplicados no mundo dos negócios e, principalmente, a como é o trabalho de uma consultoria de forma prática. Outros aprendizados interessantes foram em relação à comunicação e apresentação de resultados, pontos que são bastante fortes na empresa. Um ponto super legal impulsionado no Desafio é o amplo networking com consultores da companhia, sentindo como é o ambiente de trabalho e o perfil das pessoas de uma forma bastante direta. Estamos muito felizes por termos conseguidos avançar na competição, levando o nome da UNICAMP para a fase latino americana." Equipe Raja, participante da Final Latino Americano e composta pelos estudantes Antenor Neto, Augusto Takinami, João Monteiro e Raquel Furbino, todos alunos de Engenharia Química na Unicamp.

 

 

Fonte: Redação CCU

 

 

Vale destacar que outra experiência interessante da competição, como ressaltado pela equipe Raja, foi o Networking desenvolvido no Desafio. Isso refere-se tanto ao contato muito próximo de maneira informal com os consultores, bem como apresentar inúmeros aspirantes à carreira de consultoria das melhores Universidades do país. Para incentivar isso, a própria Bain & Company realizou uma confraternização entre os participantes em seu escritório ao final de cada etapa da competição visando um momento de descontração.

 

Os comentários dos participantes deste ano deixa uma imagem muito clara do Desafio Estratégico da Bain: trata-se de uma competição que te estimula intelectualmente, coloca os participantes no dia a dia de um consultor estratégico e possibilita a aproximação e um grande network com consultores de uma das maiores consultoria do mundo. Nitidamente, é uma competição extraordinária e de grande valia aos candidatos a uma vaga de estágio ou analista em consultoria estratégica.


Fonte: Redação do Clube de Consultoria Unicamp

 

Para mais detalhes sobre como foi o X Desafio Estratégico da Bain, acesse: http://www.desafioestrategicobain.com/o_desafio ou acompenhe pelas redes sociais a página oficial da Bain & Company.