Clube de Consultoria da Unicamp realiza final da Batalha de Casos no BCG

O CCU promoveu a sua segunda edição do Batalha de Casos, evento no qual reuniu grupos de estudantes em uma competição de cases.


O Clube de Consultoria Unicamp realizou no dia 5/11 a final de sua segunda edição da competição Batalha de casos. O evento proporcionou uma competição de cases entre estudantes do Brasil inteiro. Foram 3 etapas, sendo as duas primeiras online e a última no escritório do BCG (The Boston Consulting Group), em São Paulo. Dentre todas as equipes participantes, 13 passaram para a segunda fase e apenas 3 foram para a final. 

 

 

Antes de chegarem à final, as equipes tiveram que passar por duas etapas online. Na primeira tiveram que resolver um teste online sobre um case e na segunda etapa, preparar um business plan através de slides.

“Na primeira etapa você já consegue ver como é trabalhar com a equipe recém-formada e já sente a primeira pressão da competição; por ter sido um teste bem quantitativo, você tinha que ‘rachar muito a cabeça’ para conseguir resolvê-lo. Já na segunda etapa, o trabalho em equipe foi muito exigido, pois precisávamos dividir as tarefas, confiar no trabalho um do outro e juntá-las ao final”, afirmou Eduardo Carlassara, aluno de engenharia da computação da UNICAMP e finalista da competição.

Na final as equipes tiveram 2 horas para resolver um case, que exigia dos participantes muita rapidez nas ações, devido ao tempo limitado, e trabalho em equipe para além de resolver o caso, montar a apresentação de slides. Após a resolução do case, tiveram 25 minutos para apresentar a solução e responder às perguntas dos consultores do BCG. Por fim, eles receberam um feedback geral e a equipe 538 foi premiada como a vencedora, obtendo o direito de participar gratuitamente do curso Prep4Consulting e do CCU Oratória, além de ter a chance de ser um dos Consultores do Amanhã, realizando apenas as entrevistas finais do processo seletivo.

 

 

Os participantes também puderam conhecer um pouco mais sobre o BCG, o dia-dia de um consultor e tirar suas principais dúvidas em um bate papo logo após a premiação.

“Poder realizar a final no BCG foi bem legal, ir ao escritório e poder conhecer os consultores da empresa faz com que você acabe perdendo um pouco dessa distância (estudante-consultor). Além disso, apresentar o case para os consultores já é uma pressão que você terá que enfrentar nos processos seletivos”, declarou Rodrigo Zanetti Morelli, aluno de engenharia de computação da UNICAMP e finalista da competição.

 

 


 

Fonte: Redação do Clube de Consultoria Unicamp