Boston Consulting Group realiza o Day@BCG com as principais universidades do interior de São Paulo

O BCG convidou estudantes de algumas entidades da Unicamp, ITA, USP-SC e UFSCAR para passar o dia no escritório deles realizando uma série de atividades.


O BCG realizou o Day@BCG na sexta-feira do dia 10/11, e o Clube de Consultoria da Unicamp teve o prazer de ser uma das entidades convidadas para o evento. Os estudantes convidados tiveram a oportunidade de bater um papo com um dos sócios do BCG, resolver cases e de conhecer vários estudantes que também aspiram à carreira de consultor. Além do CCU, foram convidados integrantes do Núcleo, MTE e Integra (Limeira) dentre as entidades da Unicamp.

 

A palestra começou com uma apresentação do sócio mais jovens do BCG no Brasil (36 anos), ex-aluno de engenharia de computação da Unicamp, sobre a carreira de consultor em geral, trazendo questões mais detalhadas sobre BCG. Ele mostrou como a cultura da empresa se baseia bastante em investir nos seus membros, fazendo treinos semanais para todos os membros, independente da senioridade na carreira. Os estudantes também viram como o BCG tem crescido e se destacado cada vez mais no mercado durante a palestra.

A etapa seguinte foi uma resolução de um case. Os convidados foram para uma determinada sala, e tiveram a oportunidade de ver como solucionar um case na perspectiva de um consultor. Eles receberam várias dicas para usar numa solução de um problema de negócios. Depois, tiveram de solucionar um case em grupos com 4 ou 5 integrantes de uma empresa fictícia de aviação. Eles receberam a ajuda de outros dois consultores, que observavam constantemente o que os alunos estavam desenvolvendo, de forma que eles não fugissem da solução final e conseguissem tirar o mais importante de cada informação que recebiam.

Para finalizar essa etapa, os consultores deram um treinamento de como falar em público e apresentar um projeto. Eles mostraram como ser persuasivo, bem-humorado e objetivo em suas apresentações. Os convidados tiveram a oportunidade de colocar em prática essas técnicas recém aprendidas, fazendo um discurso sobre um assunto da escolha deles por 2 minutos.

“Eu achei essa experiência bem interessante. Foi uma oportunidade de ver a empresa por dentro, conhecer um pouco mais, até pela apresentação do sócio. Os treinamentos também foram muito bons, acredito ser o que eles recebem aqui semanalmente. Foi muito válida a experiência” disse José Clemente, integrante do MTE e aluno de engenharia civil na Unicamp desde 2011. Ele pretende prestar consultoria no futuro.

No final, houve um coffee para que os convidados pudessem entrosar com os consultores e os outros alunos, podendo aprimorar sua visão sobre o mercado de consultoria.

Os membros do CCU que compareceram terminaram o evento com o sentimento de que tiveram um dia bastante produtivo, conseguindo gerar conhecimento valioso que fará diferença para quando forem aplicar nos processos seletivos de consultoria. “Ter esse contato com os consultores é essencial para que possamos desenvolver Soft-Skills e um business sense. Ver o dia a dia deles, entender o que os levou a passar numa empresa como o BCG, além de conhecer a infraestrutura em que eles trabalham são agravantes para que eu queira entrar nesse mercado no futuro. Eu saio daqui muito mais estimulado a me preparar para os processos seletivos e ler sobre business related matters do que quando eu entrei.” declarou Maurício Abreu, da equipe executiva do CCU e 015 da elétrica.

 


  Fonte: Redação do Clube de Consutoria Unicamp