O bicho papão dos processos seletivos de consultoria

Entenda o que é, como funciona e quais consultorias possuem “geladeira” nos processos seletivos.


 

Geladeira1.png

A “geladeira” é um tempo de carência que o candidato deve respeitar para aplicar o processo seletivo novamente caso ele não tenha recebido a oferta quando o aplicou pela primeira vez. Esse tempo de carência varia entre 6 meses até 2 anos e, em geral,  se aplica somente para processos seletivos do mesmo cargo. Para entender melhor como funciona a geladeira, vamos analisar um exemplo do nosso personagem fictício, o Carlos.

Em agosto de 2017, o Carlos ainda estava cursando o terceiro ano do curso de engenharia na Unicamp, mas já estava buscando oportunidades de estágio para o ano seguinte. E ao receber a divulgação dos processos seletivos das consultorias no e-mail da faculdade, Carlos resolveu aplicar o processo da XYZ Consulting por pura curiosidade, no popular, ele caiu de paraquedas no processo seletivo sem ter noção do que era GMAT ou Case interview, muito menos de que existiam as geladeiras.

O resultado foi como esperado, Carlos passou de uma etapa de provas e pegou uma geladeira de 1 ano em uma empresa. Ou seja, ele só poderia aplicar o processo para estágio no segundo semestre de 2018, já que no primeiro semestre ele estava na geladeira. Apesar de não ter passado, a motivação e afinidade de Carlos com a carreira de consultoria só crescera.

Na segunda tentativa, após um pouco de estudos nas vésperas, Carlos passou de algumas provas, mas não conseguiu passar das entrevistas porque nunca tinha resolvido um case na vida. Novamente ele estava na geladeira de estágio para o semestre seguinte, mas como ele já estava indo para o último ano de graduação, agora lhe era opção aplicar para efetivo já no semestre seguinte, afinal, se tratava de um cargo diferente.

Carlos estava decido a entrar na XYZ Consulting, então, resolveu fazer o PREP 4 Consulting do Clube de Consultoria Unicamp, ao longo do segundo semestre de 2018, e se preparar adequadamente. Na terceira tentativa, a tão esperada oferta da XYZ Consulting aconteceu e, em janeiro de 2019, Carlos começou seu primeiro projeto de consultoria.

Tendências das geladeiras nas grandes consultorias

As geladeiras tendem a diminuir o número de candidatos aplicando os processos seletivos das empresas de consultoria por dois motivos principais: 1) A falta de preparação dos candidatos aventureiros que muitas vezes desconhecem a carreira e desistem do processo ao saber da geladeira; 2) O sentimento de não estar suficientemente preparado para o processo.

No segundo caso, muitos candidatos realmente querem entrar em consultoria, mas têm medo de aplicar porque não se prepararam o suficiente. Neste caso, a maioria opta por aplicar apenas as empresas que não tem geladeira para experimentar o processo e eventualmente alguns deles são bem sucedidos.

Diante disso, nos últimos anos as consultorias têm diminuído o tempo de geladeira ou mesmo acabado com ela em determinadas etapas do processo seletivo. Por exemplo, o BCG extinguiu a geladeira de seu processo alguns anos atrás; a McKinsey, no início de 2016, acabou com a geladeira para a primeira etapa de provas (PST); A Bain & Company também tirou a geladeira a partir da etapa de entrevistas, ou seja, candidatos que não forem aprovados em qualquer etapa do processo seletivo podem aplicar no semestre seguinte.

De qualquer forma, existem quase 20 empresas aplicando prova em Campinas. Além dessas, temos mais empresas em São Paulo que também aplicam prova. Por isso, a geladeira é algo que se deve ter uma certa preocupação, mas muitas vezes não é razão suficiente para não tentar consultoria XYZ quando você se sentir preparado, até porque a geladeira é por processo (ou seja se você caiu na geladeira para estágio, na maioria dos casos você pode aplicar de novo como efetivo no semestre seguinte).

Confira abaixo como funcionam as geladeiras nas empresas de consultoria estratégica, segundo o último levantamento realizado no segundo semestre de 2018 pelo CCU.

 

Consultoria/Etapa

Prova

Dinâmica

Entrevistas

Comentários

Advisia OC&C

1 ano

Não realiza

1 ano

 
A.T. Kearney

Sem carência

1 ano

1 ano

O PS para consultor ocorre somente no primeiro semestre.

Advisor Mastercard

Sem carência

Não realiza

1 ano

 
Bain & Company

Sem carência

Sem carência

Sem carência

BCG

Sem carência

Não realiza

Sem carência

É preciso escrever uma cover letter após passar da prova para realizar as entrevistas novamente.
Gradus

Sem carência

Não realiza

3 anos

 
Integration

1 ano

Não realiza

De 1 a 2 anos

 

L.E.K

Sem carência

Não realiza

2 anos

O PS ocorre geralmente só no segundo semestre.

McKinsey & Company

Sem carência

Não realiza

2 anos

Estágios: só pode prestar para estágio uma vez, quando faltar 1 ano para a formatura.

Monitor Deloitte

Sem carência

Sem carência

Apenas na final

Só é permitido participar uma vez da entrevista final no processo seletivo 
Oliver Wyamn

Sem carência

1 ano

1 ano

 
Roland Berger

Sem carência

Não realiza

Sem carência

O PS ocorre geralmente só no primeiro semestre. Caso haja PS também no segundo semestre, quem já prestou no começo do ano não pode prestar de novo.

Simon Kucher & Partners

Sem informações

Sem informações

Sem informações

 
Strategy &

Sem carência

Não realiza

Sem carência

 
Value Partners

Sem informações

Sem informações

Sem informações

 
Visagio

Sem carência

Sem carência

Sem carência

 

 

As informações contidas nesse artigo podem conter erros, ou estarem desatualizadas, então, recomenda-se sempre confirmar essas informações com as equipes de RH das empresas de consultoria durante os eventos de recrutamento.

 


Fonte: Redação Clube de Consultoria Unicamp