10 benefícios de uma temporada em consultoria de gestão

Muitos graduandos têm consultorias de gestão como um atraente primeiro ou segundo passo da carreira. Nesta notícia é apresentado alguns benefícios da carreira de consultoria.


Este artigo foi originalmente publicado no portal Linkedin.com.

 

ultima_caralho.png

 

5 benefícios de uma temporada de 2-3 anos para pós graduandos e graduandos:

1. É uma ótima forma de ganhar visibilidade de forma rápida e vasta: Projetos variam abruptamente, indo de um trabalho de corte de custos para uma das empresas presentes na Fortune 100 até avaliar opções de expansão para empresas menores, com crescimento rápido buscando conselhos em aquisições. Para pessoas com 20 e poucos anos incertos de onde eles estão indo, consultorias oferecem snapshots de diversas situações diferentes. Quando alguém acha uma área na qual goste mais, essa pessoa normalmente saí da consultoria em busca dessa oportunidade. É quase um speed-dating para carreiras.

 

2. Oferece um intenso treinamento formal e informal: Papéis são definidos claramente e empresas investem pesado em treinamentos abrangendo as “Hard” e as “soft” skills. Algumas delas é obviamente Excel e PowerPoint, mas muitos dos treinamentos são sobre metodologias de solução de problemas, estruturação de pensamentos, e habilidades de comunicação & relacionamento com o cliente. Menos formalmente há uma cultura de aprendizado onde os consultores juniores normalmente trabalham próximos do supervisor que passaram pela mesma situação e podem facilmente apresentar as melhores práticas. Empresas normalmente tem rigorosos sistemas de controle de performance, dessa forma é sempre claro o que está ou não indo bem e quais são os próximos passos para se melhorar.

 

3. É altamente seletiva e bem-vista: Quando a Bain recrutou em Stanford nos recebemos candidaturas de 400 estudantes( uma sala de Stanford tem 1600 estudantes) e acaba oferecendo emprego para apenas 5-10. Por bem ou por mal, muitos estudantes em escolas prestigiadas estão buscando escalar para o próximo degrau da carreira e para muitos ele é uma empresa top de consultoria,+ Google/Goldman, e no máximo mais 5 outras empresas. A pressão dos colegas e dos familiares existem e eles tendem a reagir de forma favorável ao saber que você integrará uma consultoria de ponta após se graduar.

 

 

4. Normalmente é uma continuação da experiência universitária: Nos maiores escritórios das empresas de consultoria, você vai trabalhar com 20-50 colegas, provavelmente meia dúzia desse você já vai conhecer da graduação. Consequentemente colegas de trabalho sempre se tornam amigos próximos, sendo rostos familiares até mesmo em outras partes do mundo. Além disso, consultorias tendem a atrair jovens( contra startups do Silicon Valley) logo a cultura é sempre altamente enérgica e acelerada.

 

 

5. Concluindo, para graduandos é uma excelente base para pós-graduação: Por bem ou por mal; top-ranked MBAs normalmente aceitam centenas de consultores por ano. Do meu tempo na Bian, todo ano a maioria das pessoas buscando um MBA(e algumas vezes até mesmo de engenharia/medicina) em Harvard ou Stanford. Como um bônus, as consultorias muitas das vezes irá pagar para os funcionários(solicitando seu trabalho por 2 anos após graduar se) os custos normalmente passam de 100 mil dólares.

 

Mais cinco benefícios de um compromisso mais longínquo(3-10+ anos):

6. O crescimento é claramente definido e (geralmente) não é excessivamente político: Empresas apresentam as habilidades necessárias em todos os niveis- até mesmo alguém de 22 ano entende o que será necessário para se tornar partner em uma consultoria- e, em minha experiência pelo menos, realmente recompensa acimad de tudo pelos méritos próprios.

 

7. A compensação aumenta rapidamente: Consultorias oferecem um caminho previsível para bônus de seis dígitos quando muitos consultores estão em seus trinta e poucos anos. Para os sócios e diretores (papéis mais alto), a compensação anual de sete dígitos é comum.

 

8. Você pode gerar um impacto importante: Nem todos os trabalhos de uma consultoria levam a grandes resultados - alguns são falhas caras -, mas o bom número de bons resultados tornam a consultoria uma indústria de crescimento anual 10 +% durante décadas. Líderes sênior de consultoria aconselham os líderes empresariais mais importantes do mundo em suas decisões mais importantes: eles podem impactar de forma significativa uma meia dúzia de empresas no período de 3-5 anos, enquanto um líder corporativo médio está limitado a orientar apenas o sucesso de sua Empresa.

 

9. Grande alumni networks: Como as consultorias tem uma alta rotatividade de  postos de trabalho, existem literalmente dezenas de milhares de alunos de cada uma das principais empresas de consultoria espalhadas por todo o mundo corporativo. Saber que alguém desfrutou da mesma formação e experiências - mesmo que com 10 anos de diferença - acarreta que os alumnis de consultoria são geralmente muito receptivos, seja oferecendo experiência, apresentando outros contatos  ou talvez discutindo uma oportunidade de carreira. Na minha experiência, a maioria dos ex-consultores dão prioridade à sua rede de consultoria mais do que seus equivalentes de graduação ou pós-graduação.

 

10. Oportunidades após sair da consultoria são atrativas em todos os aspectos: Ex-consultores estão espalhados por todos os cantos do mercado, indo de CEOs das maiores empresas(ex. Amex, Pepsi, or Boeing), políticos( ex., Benjamin Netanyahu, Mitt Romney), VC & PE investors, e em diversos outros trabalhos. No meu mercado de trabalho o Silicon Valley, ex-consultores vão do CEO do eBay até o COO do Facebook, entre outros.


Fonte: linkedin.com

https://www.linkedin.com/pulse/20140923204243-1420795-10-benefits-from-a-stint-in-management-consulting