19 perguntas difíceis que você ouvirá na entrevista de uma 'Big 3' de consultoria

Se você está procurando por um emprego em uma das mais prestigiadas empregadores da indústria de consultoria de gestão, é melhor começar a se preparar.


Este artigo foi originalmente publicado no portal Business Insider.

De acordo com o The Gateway, um jornal independente de negócios e carreiras para estudantes, as maiores empresas de consultoria do mundo, conhecidas como "Big Three", são extremamente seletivas sobre quem contratam, freqüentemente recebendo graduações e MBAs das melhores universidades.

De acordo com a Bain & Company, o Boston Consulting Group (BCG) e as páginas de carreiras respectivas da McKinsey & Company, as perguntas de entrevista geralmente se enquadram em uma de duas categorias: perguntas de estudo de caso e perguntas de experiência.

Durante a parte do estudo de caso da entrevista, os entrevistados analisam um problema real de negócios e desenvolvem e discutem soluções para o desafio do cliente que ela representa. Durante uma entrevista os candidatos a emprego também podem ser convidados a resolver questões de lógica. A porção de experiência da entrevista é um formato mais familiar onde os entrevistadores podem aprender mais sobre o fundo do candidato e experiência pessoal.

Do portal Glassdoor, aqui estão alguns dos mais difíceis caso de perguntas que foram perguntados em "Big Three" empresas:

 

1. "Quanto pesa um avião 747 decolando de La Guardia a caminho de Londres Heathrow?" - Candidato a consultor da Bain.

2. "Fale o título do livro e os nomes dos capítulos para uma realização importante [de vocês]." - Candidato a summer associate da McKinsey

3. "Quem são seus dois autores favoritos? Por quê? O que você leu mais recentemente escrito por eles?" - Candidato a consultor do BCG.

4. "Digamos que eu sou seu gerente e você é contratado na Bain. No final de um ano, o que vou escrever na sua análise de desempenho?" - Candidato a associate consultant na Bain.

5. “Quantos carteiros estão nesta cidade?” - Candidato a analista de negócios da McKinsey.

6.  "Como você gerencia seu equilíbrio entre trabalho e vida?" - Candidato a consultor na BCG.

7. "Diga-me uma vez em que você não era um líder formal, mas se tornou um líder." - Candidato a associate na McKinsey.

8. "Diga-me duas características da sua personalidade que você tem que melhorar e como você vai fazer isso." - Candidato a consultor na BCG.

9. "Como você avaliaria o valor de uma vaca?" - Candidato a estagiário na Bain.

10. "Quantas bolas de tênis cabem em um avião?" - Candidato a associate na McKinsey.

11. “Qual a habilidade que você mais precisa desenvolver ao começar nesta posição?" - Candidato a consultor no BCG.

12. "Qual é o ângulo exato formado pelos ponteiros em um relógio quando são 9:30?" - Candidato associate consultant na Bain.

13. “O que devo saber sobre você?” - Candidato a analista de negócios sênior na McKinsey.

14. "Por que você foi o melhor aluno da sua turma? Qual é a razão por trás disso?" - Candidato a associate consultant na BCG.

15. "Qual você acha que é o maior desafio para um consultor? Como você lidaria com isso?" - Candidato a estagiário na Bain.

16. “O que você faria se não fosse trabalhar aqui?” - Candidato a associate na McKinsey.

17. "Quem é o líder que você mais admira?" - Candidato a associate no BCG.

18. "Qual você acha que é o maior problema na economia?" - Candidato a consultor na McKinsey.

19. “Quantos pianos existem na Polônia?” - Candidato a estagiário na BCG.


Traduzido de: Business Insider.

https://goo.gl/rYvw3b