Você fala a língua dos consultores?

A linguagem de consultoria é quase um dialecto próprio, considerando que ele tem seu próprio vocabulário e muda o uso de verbos e substantivos em alguns casos. Não se preocupe, no entanto. Faz sentido se você sabe de onde as palavras vêm.

 

Resultado de imagem para business language 
Abaixo está uma lista de nossos favoritos, juntamente com alguns exemplos de seu uso. Lembre-se de que, se você conseguir um emprego em consultoria, você usará a maioria dessas frases diariamente!

Blue-sky Thinking
Contétiu pensar de maneira criativa, não convencional ou de uma nova perspectiva. Assim como o céu azul, as idéias devem estar sem limites. É semelhante à expressão "pensar fora da caixa".
 
"Cada sessão de brainstorming exige o Blue-sky Thinking de todos os participantes".
 
 
Boil the Ocean (Ferver o oceano)
Cozinhar o oceano sugere ineficiência quando você está trabalhando em algo que o resultado não vale o esforço.
 
"Não há necessidade de ferver o oceano para esta pesquisa. Já temos os dados necessários em mãos".
 
 
Close the Loop (Feche o loop)
Nas reuniões, fechar o ciclo significa terminar um item na agenda ou um tópico de discussão com todos de acordo. Também pode ser usado para descrever um item ainda por concluir.
 
"Vamos fechar o loop sobre o modelo de precificação".
 
 
MBB
A MBB representa as empresas de consultoria de nível superior McKinsey, Bain e BCG. Booz às vezes é misturado com as 3 grandes empresas, adicionando mais um B ao acrônimo (MBBB).
 
"Muitos graduados desejam uma posição na MBB".
 
 
MECE
MECE significa Mutualmente Exclusivo, Coletivamente Exaustivo. Esta sigla é originária da McKinsey. A Wikipedia define como um princípio de agrupamento para separar um conjunto de itens em subconjuntos, garantindo que você inclua todas as informações relevantes sem sobreposições. Usualmente usado na estruturação de pesquisas e apresentações.
 
"Por que não tentamos o MECE para analisar esse cenário?"
 
 
Na praia
Ele descreve consultores que não recebem projetos faturáveis de clientes. O termo derivou da idéia de bumming na praia durante o tempo livre.
 
"Muitos consultores ficaram na praia durante a recessão recente".
 
 
Ping
Tirado do mundo do computador e da rede, para fazer ping, alguém quer contactá-lo em questão. Geralmente, é feito com e-mail, mas o termo pode ser usado independentemente da mídia.
 
"Você pode fazer ping mais tarde esta noite?"
 
 
Scope Creep (Escopo do escopo)
Um consultor é trazido para descobrir por que a nova estratégia de marketing de uma empresa está afetando a produtividade no local de trabalho. O escopo do escopo se instala quando descobrem que eles também são responsáveis por ajudar a escrever políticas e outras tarefas que não foram inicialmente incluídas no projeto.
 
"Evite o Scope Creep neste projeto".
 
 
SWAG
Stands for Some Wild-Ass Guess - uma ideia formulada sem dados ou fatos de suporte. Muitas vezes criado com base na experiência. Outra expressão usada com o mesmo significado é "POOMA" (Tirado da minha bunda).
 
"Não seria seguro confiar completamente no SWAG. Também devemos fazer nossa pesquisa para este projeto".
 
 
Takeaway
O takeaway é o conjunto de pontos-chave que o público deve entender até o final de uma apresentação ou reunião. Os consultores que não garantem que os seus clientes recebam o "takeaway" podem não ser bem-sucedidos.
 
"Então, qual é o takeaway de sua análise?"
 
 
View from 30,000 Feet (Vista a partir de 30.000 pés)
Ver algo de 30,000 pés significa entender uma estratégia, problema comercial ou qualquer coisa em uma imagem maior. Porque você está vendo as coisas à distância, você pode pensar de forma mais estratégica.
 
"Antes de decidirmos sobre a estratégia de preços, vamos ter uma visão de 30 mil pés do mercado atual".
 
 
Agora, você lembra o que significa "ferver o oceano"? Foi um dos termos de jargão que apresentamos neste artigo. Sugerimos que você memorize esses termos de consultoria. Eles também podem ser úteis nas entrevistas.
 
Boa sorte!

 

 


Fonte: ConsultingFact.com