McKinsey, BCG e 13 das melhores empresas de consultoria para trabalhar

A Consultoria estratégica e de gestão é uma carreira gratificante - Quais são as melhores empresas para se trabalhar e por quê?


Este artigo foi originalmente publicado no portal Business Because

Fonte: Business Because

A consultoria de gestão é uma carreira altamente gratificante, oferecendo MBAs, altos salários, projetos variados e uma empresa de ponta que as pessoas deveriam trabalhar, como McKinsey & Company, uma marca de prestígio para enviar seu currículo. Mas quais são as melhores empresas para trabalhar e por quê?

Todos os anos, o site de carreiras do Vault divulga um ranking das 50 melhores empresas de consultoria para trabalhar (ver gráfico abaixo). Com base em quase 9.000 respostas de pesquisa de consultores verificados e praticantes em mais de 60 empresas na América do Norte, o ranking deste ano viu a McKinsey re-reivindicar o primeiro lugar, seguido pelo The Boston Consulting Group (BCG) e a Bain & Company em segundo e terceiro, respectivamente.

O ranking do Vault Consulting 50 considera a reputação de uma empresa, bem como a satisfação dos funcionários com fatores-chave que influenciam sua vida profissional, como políticas de cultura, compensação e promoção. O salário médio no setor de consultoria para um MBA recém-formado é tão alto quanto $ 145,000 em uma empresa como EY, de acordo com o site ManagementConsulted.com.

Esses ganhos são uma das razões pelas quais as melhores escolas de negócios optam, pelo menos um terço dos MBAs continuam a trabalhar no setor de consultoria, e realizaram o curso por algum tempo. No INSEAD, quase metade da coorte o fez no ano passado. Como resultado, muitas empresas de consultoria têm uma grande base de alunos de escolas de negócios, que muitas vezes ajudam os estudantes atuais a garantir empregos criando currículos convincentes, preparando para as entrevistas de casos que são um pré-requisito do processo seletivo e garantindo as apresentações para as pessoas certas.

Outra razão pela qual os MBAs valorizam as carreiras de consultoria estratégica é que eles normalmente trabalham em uma ampla gama de projetos com empresas em várias indústrias. Trabalhar desta forma cria conhecimentos diversos - melhorando as perspectivas de emprego. Um programa de MBA é, sem dúvida, uma preparação muito boa para este tipo de carreira, pois abrange funções e setores variados e transmite conhecimento e experiência através do método do caso, que reflete como os consultores trabalham com seus clientes.

Há desavenças, é claro. As horas de trabalho são notoriamente longas, com muitas viagens esperadas. A cultura da firma mostrou ao critério da Vault como a principal preocupação para aqueles que escolheram uma empresa, confirmando uma mudança contínua nos valores dos empregados.

Mas, "as questões de qualidade de vida estão se tornando cada vez mais importantes com a geração milenar, as empresas estão discutindo como elas suportam equilíbrio entre o trabalho e a vida", diz Chris Weber, diretor associado para carreiras da UCLA Anderson School of Management, sugerindo que a competição entre as empresas de tecnologia e os bancos de investimento por talento são um dos motivos dessa mudança.

Para muitos MBAs, no entanto, esses sacrifícios valem a pena fazer. Muitos vêem as empresas de consultoria como uma plataforma de lançamento para carreiras de sucesso em outras indústrias. A McKinsey tem mais de 300 alunos que são CEO de empresas com mais de US $ 1 bilhão de receita, e Bain tem 20% de seus ex-alunos em private equity, destaca Stephane Ponce, consultora global liderada no INSEAD: "Os ex-consultores serão de grande interesse para grandes multinacionais e PME que tenham vagas em posições de estratégia e desenvolvimento de negócios".

Para aqueles que ficam leais à suas empresas, a progressão na carreira na indústria de consultoria é muitas vezes rápida. Na Bain, os consultores podem ser promovidos uma vez a cada dois a três anos, de acordo com Keith Bevans, chefe global de recrutamento de consultoria da empresa. Em última análise, quer permaneça como consultor ou tente sua sorte em algo novo, um emprego em uma empresa de prestígio pode levar a uma carreira altamente gratificante.

 

Melhores empresas de Consultoria para trabalhar

Rank

Empresa

1

McKinsey & Company

2

The Boston Consulting Group, Inc.

3

Bain & Company

4

Deloitte Consulting LLP

5

Oliver Wyman

6

The Bridgespan Group

7

Putnam Associates

8

Parthenon-EY

9

L.E.K. Consulting

10

The Brattle Group

11

PwC (Advisory Services)

12

A.T. Kearney

13

Insight Sourcing Group

14

Accenture

15

ClearView Healthcare Partners


Fonte: Business Because

https://goo.gl/8oViF2