Consultoria em Engenharia e Tecnologia

As consultoria em engenharia estão oferecendo valor a criação de conhecimento em diversos setores. As principais áreas são a produção, bem como o setor da construção. Essas indústrias respondem por uma participação importante da economia. Há consulta a engenheiros para cada tarefa possível, e a consultoria de engenharia está fortemente relacionada com  a consultoria de construção e com a consultoria de gestão.

 

Consultoria em Tecnologia

Consultoria em tecnologia é o processo de prestação de diversos conselhos e implementação de tecnologia orientada para empresas e organizações. Se a perícia requerida lida com tecnologia de qualquer forma, o serviço provavelmente está sob o guarda-chuva de consultoria em tecnologia. O serviço pode ser tão simples como a sugestão e implementação de soluções de software e hardware. 

O consultor irá integrar estas soluções para o negócio ou as operações do dia-a-dia da organização, a fim de agilizar processos, aumentar a eficiência e reduzir custos. Um exemplo deste tipo de serviço é que as empresas ainda estão em transição de dados impressos em soluções eletrônicas.

As empresas e organizações procuram consultoria de tecnologia porque necessitam de mais perspicácia tecnológica, alem disso, muitas vezes, as empresas de médio e pequeno porte não podem bancar um amplo departamento para ter esta capacidade interna de TI. Um bom exemplo disso é a pequena empresa que contrata um consultor de tecnologia para coordenar o seu webmaster, programador de computador, e outros profissionais de tecnologia no desenvolvimento de uma solução de compras online seguro para seu site. Já em consultorias de grande porte, o serviço, muitas vezes, é coordenado com a consultoria de gestão.

Em projetos pequenos e pontuais, é comum que os consultores de tecnologia sejam empreendedores independentes (freelances) ou pequenas empresas que concentram os seus serviços de consultoria em tecnologia para o mercado de micro e pequenas.

Os contratos de consultoria de tecnologia são em sua maioria para projetos específicos, no entanto, algumas empresas e organizações preferem contratar uma empresa de consultoria de tecnologia de forma fracionada, ou mesmo em tempo integral, em vez de apoiar o seu próprio departamento de TI.

Os projetos individuais são geralmente tarefas, tais como a implementação de um novo software de entrada de dados, a transferência de dados para proteger, armazenamento off-site, ou a extensão de uma rede sem fio, só para citar alguns. Este tipo de tarefa, muitas vezes, envolvem uma equipe de consultores de tecnologia que trabalham para completar a tarefa dentro de um período acordado. Esta equipe, muitas vezes, incluem membros da empresa que possuem informações específicas e necessárias.

No mundo de hoje, as empresas e organizações de todos os tipos estão cada vez mais dependentes de alavancar as últimas tecnologias, mas carecem de recursos para ter uma solução em tempo integral. Esta necessidade fez com que a tecnologia se tornasse um campo florescente para consultoria. A fim de atender às necessidades de negócios, consultores de tecnologia variam de freelances a especialistas de ponta que são membros de equipes de consultoria de alto perfil.

Em projetos pequenos e pontuais, é comum que os consultores de tecnologia sejam empreendedores independentes (freelances) ou pequenas empresas que concentram os seus serviços de consultoria em tecnologia para o mercado de micro e pequenas.