Consultoria Estratégica

Consultoria em estratégia é um dos principais componentes dos serviços de uma consultoria de gestão. Em cenários de empresas de médio e pequeno porte, consultores de estratégia e de gestão geralmente são os mesmos. Já em cenários de grandes empresas, a equipe de gerenciamento de consultoria, muitas vezes, inclui um consultor de estratégia especializado.

Um exemplo de uma situação que requer um consultor de estratégia especializado é quando uma grande empresa ou corporação deve integrar uma aquisição. Outra é quando as empresas em todo o mundo precisam reduzir custos ao longo de uma cadeia de fornecimento global. Em cenários como este, a equipe de gerenciamento de consulta vai empregar um consultor de estratégia, que é especializada em estratégias específicas necessárias para atender a essas necessidades.

 

Consultor Estratégico

Em qualquer nível, o trabalho do consultor estratégico é encontrar soluções para os problemas para os quais não existe uma resposta em um manual. Em outras palavras, o consultor especializado em estratégia tem a capacidade de inovar, e é procurado por suas habilidades com ambientes de negócios complexos.

Uma vez que o consultor de gestão diagnosticou corretamente o problema, o consultor de estratégia proporcionará uma solução bem como o caminho prático e eficaz para a implementação dela. Suas principais responsabilidades incluem a melhoria da eficiência operacional, melhorando a produtividade operacional; fortalecimento das relações entre a empresa e os clientes, parceiros e fornecedores; cultivar e disseminar o conhecimento; e gestão da mudança para alcançar e manter o sucesso.

Consultores estratégicos são importantes como uma medida preventiva, pois eles ajudam as empresas a se preparar para mudanças imprevistas. Um consultor pode revelar as implicações de como a empresa conduz seus negócios dentro da indústria, comércio e contextos competitivos. Através da colaboração, a análise e o conhecimento das inter-relações, como aquelas entre pessoas, processos e tecnologia, o consultor de estratégia pode ajudar uma empresa a identificar e atingir as metas competitivas, financeiras, operacionais e relacionais.

Em mercados competitivos, as empresas podem fortalecer seu desempenho, reconhecendo potencial e, em seguida, a implementação de um plano estratégico focado em melhorar o posicionamento e aumentar a transparência através de redes de relacionamento. No entanto, estes tipos de estratégias podem ser difíceis de alcançar internamente.

Um consultor estratégico permite à empresa que continue as operações normais de negócios enquanto ele ou ela belisca os elos da cadeia. Eles também podem construir completamente novas capacidades de negócio e integrá-los de tal forma que a empresa continua com o mínimo de interferência. Uma empresa não pode normalmente conduzir este tipo de alteração interna e alcançar o mesmo nível de suavidade na transição.