Nossa história

 

2011

Primeiro semestre de 2011, surge o grupo de estudos formado por alunos, de economia e engenharia, interessados em entrar em consultoria estratégica e de gestão que se reuniam regularmente para se preparar para os processos seletivos e trocar materiais de estudo. A comunicação e o relacionamento entre os membros do grupo se dava por meio de um grupo de e-mails.

2012

No ano seguinte a sua criação, o grupo de estudos já acumulara seus primeiros resultados de alunos aprovados em grandes consultorias estratégicas e de gestão. A divulgação boca a boca do grupo o tornou conhecido e cada vez mais procurado pelos alunos interessados na carreira. E essa demanda em ascenção gerou a necessidade da criação de uma equipe executiva para estruturar e consolidar o clube como uma organização estudantil.

2013

No terceiro ano do grupo de estudos, havia um grupo de e-mails repleto de pessoas ansiosas por preparação e conhecimento sobre consultoria, mas que não dispunham de produtos ou um canal de comunicação eficiente para disseminação de informações. Além disso, a equipe executiva era formada por apenas três membros, sendo dois deles alunos do último ano de graduação que sairiam em breve da direção. Diante disso, a diretoria criou um plano de negócios, um plano de comunicação e o primeiro planejamento estratégico, e realizou também o primeiro processo seletivo para a equipe executiva, visando sanar esses problemas.

 

2014

Em janeito de 2014, estava criado oficialmente o Clube de Consultoria Unicamp com o lançamento do website contendo materiais de estudos e informações e notícias sobre a carreira. Também foram criados os produtos, como o programa preparatório PREP Program (atual PREP 4 Consulting), e os eventos What's Consulting, Crack the Case e o Getting the Job (inspirado no What it takes do FEA Consulting Club). Também foram formadas alianças com grandes parceiros e o estreitamento de relacionamentos com as empresas de consultoria através da realização de eventos para divulgar a carreira e preparar os alunos para os processos seletivos, como por exemplo os Crack the Test e I am Unicamp, I am <consultoria>. Nesse mesmo ano o CCU ainda realizou um encontro com outros consulting clubs de todo o Brasil, em parceria com o Prep Lounge e com o Insper Consulting Club, visando a troca de experiências e de conhecimentos entre eles. Foi a partir de 2014 que o CCU se profissionalizou e começou a se fortalecer enquanto organização estudantil dentro da Unicamp.

2015

O Lançamento da pesquisa CCU X-Ray foi um dos grandes marcos do ano de 2015. Grandes empresas de consultoria reconheceram o profissionalismo e a qualidade do CCU e trouxeram inúmeras novas oportunidades para o clube. Destas oportunidades surgiu a primeira edição da Batalha de Casos, uma competição de cases aos moldes das realizadas por consulting clubs internacionais e grandes empresas de consultoria. Outro grande marco foi a criação do grupo de oratória, inspirado na metodologia do Toastmasters, para desenvolver as habilidade de comunicação dos unicampers.

2016

2016 não está sendo um ano diferente dos outros, afinal as conquistas só aumentaram. O CCU criou uma nova unidade de negócios em Limeira para suprir a demanda dos alunos do novo campus e aumentar a cultura de consultoria na Unicamp. O clube também reformulou o seu programa preparatório baseando-se em metodologias de ensino modernas e inovadoras, e lançou o PREP 4 Consulting que está sendo um sucesso e reconhecido pelo mercado. Tanto que o CCU foi contratado pela Dinâmica Treinamentos de Guaratinguetá para ministrar um módulo sobre consultoria (o PREP 4 Consulting condensado) para os alunos da Unesp, USP Lorena e universidades da região.

Nesse ano também foi realizado a primeira edição do Consulting Day, um evento inovador visando aproximar os alunos e consultores. Por fim, a redefinição da estrutura organizacional foi necessária contemplar as necessidades de expansão do clube, assim como a criação do plano de carreira e de desenvolvimento pessoal para os membros da equipe executiva.