Perfil Mckinsey & Company

As informações contidas abaixo foram retiradas de websites e entrevistas com consultores da McKinsey & Company. Os esforços do CCU são constantes para manter as informações abaixo fidedignas à realida da consultoria, todavia, alguns dados podem estar desatualizados e a consulta ao(s) site(s) oficial(is) da McKinsey é indispensável. Boa leitura.

 logo_mckinsey.png

 

1. MCKINSEY & COMPANY

Descrição: A McKinsey & Company é uma firma global de consultoria que presta serviços à alta gestão de grandes empresas sobre assuntos nas áreas de estratégia, organização, tecnologia e operações.

País de origemNew York, USA

História: Em 1926, James O. McKinsey, professor da Universidade de Chicago e especialista em contabilidade gerencial, funda sua empresa de consultoria de mesmo nome. Desde o começo ele estabelece um compromisso com a pesquisa e o treinamento rigoroso.

Marvin Bower, que ingressou na empresa em 1933 e mais tarde ocupou o cargo de diretor-gerente, é o primeiro a introduzir o conceito de que o consultor deve defender o que ele ou ela acredita ser verdade.

Em 1954, com menos de 100 consultores, acionistas da McKinsey votaram para realizar o trabalho para instituições sem fins lucrativos como forma de impactar a sociedade, estabelecendo um compromisso de toda a empresa para a sociedade civil, que vai continuar ao longo da história da empresa.

Em 1963, oito mulheres se tornaram as primeiras estudantes do sexo feminino matriculados no programa de MBA da Harvard Business School. Três delas receberam o convite para se associar à McKinsey.

No início da década de 1980, mais da metade de todos os consultores da McKinsey possuiam passaportes não-americanos. Dois anos mais tarde, a maioria dos acionistas da empresa eram de fora dos Estados Unidos.

O McKinsey Global Institute (MGI) é estabelecido em 1990 como um think tank independente para melhorar a compreensão das questões econômicas fundamentais enfrentados pelas organizações globalmente. Em 2015, a agenda de pesquisa do MGI abrangia competitividade, mercados financeiros, crescimento, inovação, mercados de trabalho, recursos naturais, produtividade, tecnologia e urbanização.

Em 1992, em uma época em que apenas 2 dos 100 senadores norte-americanos eram mulheres, a McKinsey estabeleceu uma iniciativa global que visava criar planos de carreira e apoio em ambientes de trabalho para ajudar as mulheres a ter sucesso.

Com uma abordagem de resolução de problemas baseada na análise dos fatos, a McKinsey sempre teve pessoas com fortes capacidades analíticas. A criação da McKinsey Advanced Data & Analytics em 2011 foi construída sobre esse alicerce para fornecer aos clientes todas as bases e dados necessários para que as hipóteses sugeridas pudessem ser confirmadas.

Em 2014, a McKinsey abriu um escritório em Nairobi, no Quênia, seu sétimo na África, atendendo a clientes em todos os setores público e privado. Com foco na contratação local e uma divulgação para universidades africanas, a McKinsey trabalha para desenvolver a próxima geração de líderes.

 

Timeline com os fatos mais importantes da história da McKinsey & Company

timeline_mckinsey.png 

 

Fonte: http://www.mckinsey.com/about-us/who-we-are/history-of-our-firm

 

Websites e Redes Sociais

  • McKinsey & Company Global

 web_mckinsey.png  linkedin_mckinsey.png facebook_mckinsey.png  instagram_mckinsey.png twitter_mckinsey.png youtube_mckinsey.png 
  • McKinsey & Company Brazil
 web_mckinsey.png facebook_mckinsey.png twitter_mckinsey.png

 


2. MCKINSEY & COMPANY EM NÚMEROS

 map_mckinsey.png

McKinsey Wolrdwide

  • Nº Escritórios: +140
  • Nº de funcionários: 17.000
  • Nº de consultores: 7.700

McKinsey no Brasil

  • N° Escritórios: 3
    • São Paulo
    • Rio de Janeiro
    • Salvador 

Fonte: http://www.mckinsey.com/locations


3. EMPRESA

Missão: 

Nossa missão é ajudar nossos clientes a fazer melhorias distintivas, duradouras e substanciais no seu desempenho e a construir uma grande empresa que atraia, desenvolve, excita e retém pessoas excepcionais.

Acreditamos que teremos sucesso se nossos clientes tiverem sucesso.

Resolver os problemas mais difíceis requer as melhores pessoas. Pensamos que as melhores pessoas serão atraídas pela oportunidade de trabalhar nos problemas mais difíceis. Nós construímos nossa empresa em torno dessa crença. Essas duas partes da nossa missão se reforçam mutuamente e fortalecem nossa empresa.

 

Valores:

Ter os mais altos padrões profissionais

  • Coloque os interesses dos clientes à frente dos da empresa

  • Os mais altos padrões éticos

  • Sempre preservar a confidencialidade do cliente

  • Sempre olhar para o cliente de forma imparcial

  • Sempre gerenciar os recursos do cliente de uma forma sustentável

Melhorar o desempenho de nossos clientes de forma significativa

  • Sempre pensar de cima para baixo

  • Usar todo o conhecimento da rede global da empresa para oferecer a melhor solução para o cliente

  • Sempre trazer inovações para os clientes

  • Capacitar os clientes de forma que eles mesmos consigam fazer as melhorias de forma sustentável

  • Construir uma relação duradoura e de confiança

Criar um ambiente sem igual para pessoas excepcionais

  • Ser um ambiente sem hierarquia e inclusivo

  • Ser um ambiente meritocrático

  • Desenvolver um ao outro através da aprendizagem mútua

  • Sempre procurar inúmeros pontos de vista para o mesmo problema e respeitá-los

  • Todos são uma única empresa

Somos uma organização orientada por valores. Nossos valores refletem o pensamento de nosso fundador, James O. McKinsey, e Marvin Bower, diretor-gerente de 1950 a 1967, que foi uma força importante na formação da empresa. Nossos valores foram atualizados de maneiras pequenas para refletir os tempos de mudança. Eles informam a nossa estratégia de longo prazo como uma empresa e a maneira como servimos nossos clientes diariamente. Nós colocamos de lado um dia por ano para refletir como um grupo sobre o que os nossos valores significam para o nosso trabalho e nossas vidas.

Fonte: http://www.mckinsey.com/about-us/what-we-do/our-mission-and-values

Dia-a-Dia da McKinsey

A McKinsey preza muito pela flexibilidade. Você deve ser capaz de ter uma carreira fantástica e uma ótima qualidade de vida e viver de uma maneira saudável para você.

É por isso que o McKinsey oferece uma gama inovadora de programas flexíveis que são compatíveis com o sucesso de carreira como horários flexíveis, incluindo os programas em tempo parcial, durante anos.

Por exemplo, o programa Take Time dá aos consultores a opção de ter um tempo extra de folga entre os projetos. Esse tempo pode ser usado para viajar pelo mundo ou ficar em casa com a família.

O programa Pace identifica o que as pessoas querem fazer e ajuda a alavancar a sua carreira em velocidades diferentes, e dá aos consultores mais controle sobre sua trajetória. Pace faz isso fornecendo a opção para os consultores ficarem em seus cargos atuais por mais tempo, reduzindo assim a pressão para cumprir os requisitos para o próximo cargo, continuando a oferecer aos participantes a aprendizagem, desenvolvimento e desafios profissionais pelos quais a McKinsey é conhecida.

A McKinsey também tem compromisso com os pais e foi reconhecido pela revista Working Mother como uma das 100 melhores empresas para as mães trabalharem e uma das 10 melhores para a licença paternidade. As mães e os pais possuem muitos benefícios como licenças, coaching e suporte fornecido por profissionais especializados.


4. PRÁTICAS E INDÚSTRIAS

industrias_mckinsey.png

Automotive & Assembly: Os consultores da McKinsey aconselham clientes em todo o mundo em todas as fases do processo de fabricação de quase todo o tipo de veículo produzido pela indústria.

Chemicals: Nos últimos cinco anos, esta indústria tem atraído mais de 200 consultores da McKinsey, que realizaram  mais de 900 projetos nas indústrias química e petroquímica, a partir de produtos químicos utilizados para agricultura, eletrônica e tratamento de água. As práticas para esta indústria são:  Operações de Melhoria, Desenho Organizacional, Crescimento Rentável e estratégia.

Bens de Consumo Embalados: Para as empresas que produzem alimentos, bebidas, bens duráveis, cuidados pessoais, papel e produtos domésticos, a McKinsey ajuda principalmente em Estratégia Corporativa, Gestão de Clientes, Marketing, Operações e Organização.

Energia Elétrica e Gás Natural: Focado em empresas de geração e distribuição, infraestrutura, setores de tijolo e argamassa e comércio varejista de serviços de energia.

Serviços Financeiros: Algumas das práticas da McKinsey para esta área são: Consumer & Small Business Banking, Corporate & Investment Banking, Life & Wealth Management, Marketing & Distribuição, Operações e Tecnologia, Organização, Pagamentos, Property & Casualty Insurance e Risco.

Healthcare Payor and Provider: A McKinsey tem orientado os governos ao redor do mundo - incluindo os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Escandinávia, Cingapura e Oriente Médio - em como eles devem melhorar a prestação de cuidados de saúde aos seus cidadãos.

Alta Tecnologia: A McKinsey tem bastante experiência em indústrias de alta tecnologia e uma compreensão dos seus desafios, como as cadeias de fornecimento ou recursos humanos.

Mídia e Entretenimento: Todos os meios de comunicação modernos, desde grandes empresas até pequenos jornais são clientes da Mckinsey. Ela presta serviços de consultoria em Aquisição, Planejamento, Due Diligence e Post-Merger Integration, Advertising Sales, Estratégia Corporativa, Mercados Internacionais, Operações, Novos Produtos e Inovação, Preço, Distribuição de Varejo, Retenção de Clientes e Tecnologia.

Metals & Mining: Os consultores da McKinsey devem gerar insights para seus clientes principalmente em Transformação comercial, melhoria operacional, Eficácia Organizacional e Estratégia de Transformação.

Oil & Gas: Em um planeta com fome de energia, as empresas de petróleo mais importantes e as nações produtoras de petróleo procuram os consultores da McKinsey por sua expertise na  Mudança de Mercados Refinado-Produto, Vendas Comerciais e Marketing, Maximização do Valor de Legado, National Oil Company Performance, Refino, Marketing de Varejo, e Vencer no Mercado Global Gas.

Produtos farmacêuticos: A McKinsey ajuda com questões estratégicas, competitivas e operacionais relacionadas com tudo desde de pílulas para dor de cabeça até marca-passos. Você pode ser um consultor em áreas tão diversas como a Saúde Animal, Biotecnologia, Produtos Médicos e Diagnósticos, Over-the-counter medicamentos e Produtos Farmacêuticos sob prescrição.

Private Equity: As principais práticas da McKinsey são em Estratégia, Organização, Risco, Operações e Performance Company.

Setor Público: A mesma experiência que os consultores da McKinsey tem no setor privado é aplicada para o setor público. Aqui, a McKinsey trabalha com as área de Defesa e Segurança, Desenvolvimento Económico, Saúde, Operações, Organização, Finanças Públicas e Estratégia.

Pulp & Paper: As empresas de papel e celulose procuram os consultores da McKinsey para os seus conselhos em Marketing, Organização, Produtividade e Estratégia.

Varejo: Mais da metade das cem maiores varejistas do planeta procuram os consultores da McKinsey para os seus conselhos em Estratégia e Renovação, Retailing Lean, Marketing e Cliente Experience, Merchandising e Gestão Categoria, Multichannel, Organização, Preços e Promoções, Tecnologia Varejo, de Sourcing & Fornecedor, Gestão e Estratégia e Crescimento.

Terceiro Setor: A McKinsey também pode lhe dar a oportunidade de usar seus talentos para promover o trabalho de algumas das organizações sem fins lucrativos do mundo. Você pode aconselhá-las sobre Desenvolvimento Econômico, Educação, Saúde Pública Global, Filantropia e Sustentabilidade.

Telecomunicações: Neste setor extremamente competitivo, os consultores da McKinsey são valorizados pela sua colaboração em questões mais amplas, como investimento de capital e redução de custos.

Viagens, Transportes e Logística: Consultores da McKinsey ajudam seus clientes com o seu conhecimento frente aos desafios da Air Transportation & Travel, Logística, Postal, Express & Parcel Services, Rail & Transporte Público e envio e Portas.

 

praticas_mckinsey.png

Business Technology Office: Consultores da McKinsey tem por objetivo nesta prática aplicar uma compreensão de como a tecnologia está transformando o mundo dos negócios.

Marketing & Sales: Consultores da McKinsey têm uma compreensão sofisticada de como os consumidores tomam as suas decisões de compra. As maiores marcas globais procuram a McKinsey para os seus insights sobre Branding, Consumer & Shopper Insights, Gestão de Ciclo de Vida do Cliente, Marketing Digital, Marketing Return on Investment, Organização e Recursos, preços, vendas e Gestão de Canais.

Operations: Uma das práticas mais recentes presente na empresa, os consultores da McKinsey procuram identificar os problemas operacionais e implementar soluções em Produção, Desenvolvimento, Compras e Supply Management, Operações de Serviços, e Supply-Chain.

Organization: Consultores da McKinsey trazem inteligência analítica para ajudar seus clientes a alcançar os resultados de curto prazo e viabilidade a longo prazo. Gestão de Fusão, Organização de Projetos, Talento & Liderança, Mudança Transformacional são as principais práticas.

Risk: Os principais clientes são os serviços financeiros, energia e setores de materiais. Os consultores de risco aplicam suas habilidades para resolver os problemas de Negócio, Gestão de Riscos, Gestão de Riscos Financeiros, Risco Operacional e de Reputação, Organização e Governança, Risco e Conformidade Regulamentar e Gestão de Riscos Corporativos.

Strategy: Ajudar os clientes da McKinsey a traçar um novo curso em direção a seus objetivos de longo prazo, com toda a experiência da empresa adquirida ao longo de anos a conhecimentos acumulados.


5. CARREIRA NA MCKINSEY & COMPANY

Plano de Carreira

plano_carreira-mckinsey.png

1. Business Analyst: Embora seja o nível de entrada na McKinsey, são esperados que os analistas de negócios contribuam de forma significante para o projeto ao qual foram designados. Muitos que começam neste nível começam a avançar para a próxima etapa ou deixam a McKinsey para fazer um MBA e voltar no próximo nível.

2. Associate: Associates fazem recomendações e já lideram algumas equipes. A este nível, os funcionários da McKinsey selecionam uma área de especialização.

3. Engagement Manager: Neste nível, você é o líder da equipe e o principal contato com o cliente.  É esperado que você já domine a indústria a qual presta serviços.

4. Associate Principal: Este cargo é considerado um "partner-in-training".

5. Partner: Se você começar a sua carreira na McKinsey, você pode esperar ser eleito para o cargo de Partner entre cinco a sete anos. Quanto maior a sua experiência profissional,  mais cedo você pode chegar a este nível.

6. Director: A posição mais sênior da McKinsey, você alcança esta posição sete anos depois de eleito Partner.

 

Algumas formas de entrada

 FE_mckinsey.png

Salários

salario_mckinsey.png

Benefícios

beneficios_mckinsey.png

Fontehttps://www.lovemondays.com.br/trabalhar-na-mckinsey/salarios


6. SOBRE O PROCESSO SELETIVO

Etapas

PS1_mckinsey.png O primeiro passo para uma carreira na McKinsey é preparar seu application, composto por seu curriculum vitae (CV) em inglês ou português.
PS2_mckinsey.png Após avaliarmos seu application, você poderá ser convidado para realizar nosso processo de avaliação. O McKinsey Problem-Solving Test faz parte deste processo, que avalia e identifica algumas habilidades necessárias para a resolução de problemas e que consideramos essenciais para uma carreira de sucesso. Não requer nenhum conhecimento acadêmico ou experiência profissional específica.
PS3_mckinsey.png

Caso seja aprovado no teste, você será convidado para participar de uma série de entrevistas com consultores de diversas áreas. Este processo se dá em duas rodadas, cada uma composta por duas ou três entrevistas.

O objetivo do processo de entrevistas é:

  1. Permitir que a McKinsey conheça melhor suas habilidades e experiência, o que nos ajudará a definir sua adequação para uma carreira conosco.
  2. Permitir que você obtenha um quadro detalhado de nossos valores e maneira de trabalhar a fim de decidir, com bases sólidas, se deve ou não buscar uma carreira na McKinsey.

 

Perfil procurado

A McKinsey busca pessoas que demonstrem paixão, dedicação e energia, compromisso com altos padrões e um espirito empreendedor. Uma pessoa que tenha hobbies interessantes.

Há quatro aspectos que a McKinsey considera para as pessoas que querem ingressar na empresa:

  • Habilidades interpessoais

Eles querem pessoas que podem desenvolver e implementar soluções criativas, com metas desafiadoras e frequentemente lidando com pessoas de opiniões divergentes, com diferentes personalidades e origens.

  • Dinâmica empresarial

A McKinsey procura pessoas com espírito empreendedor, que são inovadores por natureza, e sempre trabalhando para criar novas abordagens, produtos, serviços e tecnologias.

  • Habilidades para resolver problemas

Consultores da McKinsey ajudam o cliente a resolver problemas difíceis em seus negócios e implementar as soluções. Isto não só requer fortes habilidades intelectuais, mas também requer um bom senso sobre o que funciona e o que não funciona em organizações complexas.

  • Habilidades de liderança

Procuramos pessoas que se esforçam para liderar a si mesmos e suas equipes, a fim de gerar resultados para os clientes e mudanças positivas em organizações complexas.

 

O que você pode esperar nas entrevistas

Embora haja ligeira variação entre alguns escritórios ou funções, normalmente há três elementos para o nosso processo de avaliação:

  • Experience Interview

Irão perguntar sobre suas últimas experiências, realizações e desafios para identificar em você as habilidades que lhes permitirá prosperar na McKinsey. Venha preparado para discutir suas experiências passadas mais importantes de uma forma detalhada, com foco no seu papel específico e descrevendo as ações-chave que eram críticas para o sucesso.

  • Case Interview

A McKinsey acredita que a melhor maneira de avaliar suas habilidades de resolução de problemas é discutir um problema real de negócio com você, para que as seguintes características sejam avaliadas:

  • Capacidade de estruturação de raciocínio

  • Decidir quais questões são importantes e devem ser focadas

  • Lidar com fatos e dados

  • Formular conclusões e recomendações para resolver o problema

  • Oratória e articulação

 

Tempo de Carência

geladeira_mckinsey.png As fases de application e problem-solving test não possuem tempo de carência. Para a fase de entrevista o tempo de carência é de 2 anos.