O processo de seleção

Requisitos pessoais

Antes de buscar uma posição numa consultoria, a pessoa deve fazer um inventário pessoal e, honestamente avaliar se ela tem uma paixão por ideias, por serviço ao cliente, e por trabalhar com pessoas. Um consultor não vende um produto tangível, ele ou ela ganha a vida gerando novo capital intelectual. Você nasceu para fazer isso com uma base consistente?

Uma vez que um aluno escolhe este campo, ele ou ela deve adquirir as habilidades e talentos necessários, mas as especificações podem variar, dependendo do setor em que a pessoa vai trabalhar. No entanto, existem conjuntos de habilidades comuns a todas as formas de consultorias, estes incluem as habilidades de lidar com pessoas, habilidades de vendas, habilidades de comunicação, capacidade analítica e capacidade criativa. O cliente para contratar uma pessoa como um consultor, ou mesmo uma empresa de consultoria para contratar uma pessoa como um empregado, irá querer ver evidências tangíveis dessas competências e habilidades logo é preciso ser capaz de provar que se é criativo, um grande analisador, um excelente comunicador e assim por diante.

Estudar e ter conhecimento sobre consultoria é bom, mas nem sempre isso ajuda, pois uma coisa é ter o conhecimento e outra coisa completamente diferente é ter a experiência prática de negócios. Os alunos devem investir tempo também em outros papéis da consultoria, por exemplo, os estágios são uma ótima maneira de ganhar este tipo de experiência, continuando a educação formal.

Primeiros Passos

Além de estudar sobre a carreira o consultor em potencial deve também fazer parte da rede de negócios o mais cedo possível e os estágios são grandes oportunidades para começar a construir uma rede de contatos. A carreira de um consultor avança com o sucesso e a eficácia que ele tem na rede, indústria e no campo de consultoria.

As experiências do dia-a-dia de um consultor podem variar muito e nem sempre é divertido, afinal, os requisitos de tempo, viagem e dedicação podem ser exigentes e desgastantes. No entanto, a diversidade de desafios oferece benefícios que outros campos não podem. Consultoria oferece muitas oportunidades para superar os problemas e atingir os objetivos e há poucas experiências mais gratificantes do que aqueles.

 

As etapas mais comuns

Cada consultoria tem seu próprio estilo e características em seu processo seletivo, mas a maioria delas se utilizam de ferramentas comuns como a resolução de cases. Abaixo resumimos as ferramentas utilizadas pelas principais consultorias estratégicas brasileiras. 

GMAT

São provas compostas de questões de lógica e interpretação baseadas no teste GMAT, utilizado pelas melhores escolas de negócios do mundo durante o processo de admissão nos MBAs. Aplicado em inglês, visa avaliar a capacidade analítica do candidato. Usualmente, o tempo de prova é bem limitado. Menos de dois minutos devem ser suficientes para resolver cada questão. É preciso treino e familiaridade com a prova.

“O Graduate Management Admission Test é um teste padronizado adaptativo, realizado no computador, que
mede a aptidão acadêmica para obter sucesso em uma pós-graduação em business. As business schools usam o teste como
um dos critérios essenciais para a admissão em um programa de MBA. O GMAT avalia habilidades verbais, quantitativas e
escritas que o candidato desenvolveu ao longo da vida profissional e acadêmica. O exame dura 3,5 horas corridas e a nota
varia de 200 a 800 pontos. Como curiosidade, a média de pontuação da Harvard Business School no GMAT é de 713 pontos.

Fonte: Wikipedia.”

Business Case

São provas compostas de questões de múltipla escolha sobre um caso típico de consultoria. Aplicado também em inglês, visa avaliar o senso de negócios do candidato ao resolver problema previamente estruturado. Muitas empresas substituem as dinãmicas e/ou painéis pelo o business case.

Dinâmica em grupo e painel

É uma maneira prática de avaliar um grande número de candidatos que estão disputando uma ou várias vagas, na qual o recrutador poderá analisar várias competências e conhecimentos dos candidatos a fim de identifcar o melhor ou melhores candidatos para preencher a vaga.

As empresas que optam pela dinâmica ou painel, geralmente, evitam eliminar candidatos somente pelas provas, pois, elas podem perder bons candidatos que não estavam nos seu melhor dia no dia da prova.

Entrevista de Caso (Case interview)

As entrevistas visam analisar o racicíonio lógico e o senso de negócios. Os casos podem ter foco qualitativo ou quantitativo. Assim como o GMAT, o tempo de resolução do caso é curto (15 a 20 min) por isso a preparação para esta etapa é fundamental. Algumas empresas realizam mais de uma entrevista de caso para aprovar um candidat.

A parte inicial da entrevista consiste na apresentação do candidato, geralmente é feita em inglês para avaliar o domínio da língua, e no esclarecimento de dúvidas. Em seguida, o candidato resolve o caso que eventualmente pode ser em inglês também.

Entrevista com o gestor

As entrevistas com gestor já possuem caráter pessoal e visam analisar o alinhamento do candidato com os valores e principios da empresa.

 

Quantas vezes eu posso participar do Processo Seletivo?

Isso depende da filosofia de cada empresa, pode ser que a consultoria só permita a participação do candidato no processo para estagiário uma vez na vida, ou  mesmo todo semestre. O mais comum é deixar o candidato de "molho" por um semestre, ou seja, se você prestar no primeiro semestre não pode participar da seleção do segundo.

Para saber da cultura da empresa é importante participar das palestras de recrutamento ou tirar esse tipo de dúvida pelos canais de comunicação. É indispensável conhecer a empresa antes de prestar o processo seletivo para que não haja frustrações depois.

O mesmo se aplica aos processos seletivos para consultor (alunos formados).

 

Treineiros

Algumas consultorias permitem que os candidatos participem de algumas etapas iniciais do processo seletivo como treineiros para ambientação. Esta é uma ótima oportunidade para o que candidato ganhe experiência e, por conseguinte, diminua o nervosismo e aumente as suas chances quando for pra valer.