Perfil Oliver Wyman

As informações contidas abaixo foram retiradas de websites e entrevistas com consultores da Oliver Wyman. Os esforços do CCU são constantes para manter as informações abaixo fidedignas à realida da consultoria, todavia, alguns dados podem estar desatualizados e a consulta ao(s) site(s) oficial(is) da Oliver é indispensável. Boa leitura.

 logo_oliver.png

 

1. OLIVER WYMAN

Descrição: A Oliver Wyman é uma empresa líder global de consultoria que combina profundo conhecimento industrial com especialização em estratégia, operação, gestão de riscos e transformação organizacional. Os profissionais da empresa ajudam os clientes a otimizar seus negócios, melhoram suas operações e perfil de risco, acelerando seus desempenhos organizacionais para aproveitar as oportunidades mais atrativas.

País de origemNew York, USA

História: Em 1984 a Oliver, Wyman & Company foi fundada por Alex Oliver, Chuck Bralver e Bill Wyman. Na época a indústria de serviços financeiros tinha acabado de ser desregulamentada e muitas empresas desconheciam a economia de seus próprios negócios, fazendo a Oliver, Wyman & Company ver uma ótima oportunidade de crescimento.

Em 1988 a Oliver, Wyman & Company começou sua expansão para fora dos Estados Unidos com operações em Londres (UK) e Toronto (CA), e em 1990 criou uma prática de gestão de risco dedicada que ajudou a transformar como as instituições financeiras e grandes corporações administravam o risco, chegando finalmente a Órla do Pacífico em 1995.

A partir de 1998 a Oliver, Wyman & Company começa a se juntar e comprar outras empresas, adquirindo a Higginson & Partners (UK) e quatro anos depois a Intervaluenet (Itália). Em 2003 foi comprada pela Marsh & McLennan Companies, Inc., formando a Mercer Oliver Wyman, até que em 2007 as empresas Mercer Oliver Wyman, Mercer Management Consulting e Mercer Delta Organizational Consulting se uniram sob o nome de Oliver Wyman, tendo escritórios espalhados pelo mundo, inclusive um no Brasil, em São Paulo.

Em 2012 a Oliver Wyman entrou no setor de energia, um grande setor de estratégia para as indústrias.

 

Timeline com os fatos mais importantes da história da Oliver Wyman

 

 

Fonte: http://www.oliverwyman.com/our-expertise/global-locations.html

 

Websites e Redes Sociais

  • Oliver Wyman Global

 

 


2. OLIVER WYMAN EM NÚMEROS

 

Oliver Wolrdwide

  • Nº Escritórios: 50
  • Nº de funcionários: 4000

Oliver no Brasil

  • N° Escritórios: 1
    • São Paulo
  • N° de consultores: 40

 


3. EMPRESA

Missão: 

A missão da Oliver Wyman é juntar indivíduos excepcionais, pessoas com inteligência, energia, paixão, sensibilidade emocional e comprometimento com a excelência para criar valores por meio de contribuições duradouras para seus clientes, indústrias e sociedades.

Valores:

  • Comprometimento para fazer o que é certo

  • Voracidade por conhecimento profundo

  • Esforço constante para manter excelência

  • Insistência no impacto para fazer a diferença

  • Aproveitar o poder da individualidade e diferenças

  • Confiança entre na equipe e nos clientes

Fonte: http://www.oliverwyman.com/our-culture/our-values.html

Dia-a-Dia da Oliver

Uma pesquisa realizada pela “Great Place To Work”, uma empresa especializada em avaliar a cultura de trabalho de empresas, realizou uma pesquisa com funcionários da Oliver Wyman de forma anônima e o resultado pode ser visto abaixo:

Ainda pela pesquisa feita, os funcionários trabalham 27 dias por mês e tem direito a férias e dias de viagem após um ano de trabalho. As mulheres tem direito a 60 dias de licença maternidade e os pais têm direitos a 30 dias em caso de adoção. Os programas para funcionários incluem: um ano sabático, uma sala para amamentação, opção de trabalho remoto e recursos para cuidados após a aposentadoria. As assistências médicas são: plano de saúde dentário, oftalmológico, mental e fértil, subsídio para prescrição de medicamentos e tratamentos alternativos como acupuntura e homeopático. Vacinação contra gripe, subsídios para academia e exames de biometria também estão entre os benefícios listados.

Fonte: http://reviews.greatplacetowork.com/oliver-wyman-group


4. PRÁTICAS E INDÚSTRIAS

 

Automotive: A Oliver Wyman auxilia os fabricantes e fornecedores automotivos líderes mundiais em como desenvolver técnicas operacionais estratégicas de negócios rentáveis, ajudando as empresas a gerar mais valor para o cliente, aumentar o potencial de novos modelos de negócio, inovar e otimizar os produtos e operações e desenvolver suas marcas.

Aviation, Aerospace & Defense: A Oliver Wyman ajuda carregadores de passageiros e cargas, companhias aeroespaciais e de defesa, aeroportos e outros provedores de serviço a desenvolver estratégias de crescimento, melhorar operação e maximizar a eficácia organizacional.

Business Services: A Oliver Wyman cria parcerias com empresas, oferecendo serviço de TI, sites e serviços para municípios. Junto com os clientes desenvolve estratégias de crescimento de valores, modelos operacionais e práticas comerciais superiores para transformar empresas.

Communication, Media & Technology: Oliver Wyman ajuda os líderes de indústria na comunicação, mídia e tecnologia, desenvolvendo estratégias de crescimento, melhorando as operações e maximizando a eficácia organizacional.

Distribution & Wholesale: Para empresas de distribuição como sites de multisserviços para vendas, considerado um negócio difícil de gerir.

Energy: O time de Energia da Oliver Wyman ajuda  as empresas de energia de modo estratégico e operacional, provendo resultados orientados para todos os setores do mercado. O trabalho é realizado por um conhecimento profundo na parte energética de indústrias.

Financial Services: Os serviços financeiros da Oliver Wyman ajudam os institutos financeiros lideres mundiais a enfrentar seus desafios mais significativos para mudar o futuro da indústria.

Health & Life Sciences: Um setor líder em cuidados de saúde centrada no consumidor. Tudo o que fazem melhora o acesso, a qualidade e a experiência do consumidor. O objetivo é ter um impacto transformacional global, que se estende por setores públicos e privados.

Industrial Products: A equipe de produtos industriais apoia as empresas de manufatura nos esforços para reestruturar e realizar um crescimento rentável. A Oliver Wyman combina um profundo conhecimento com especialização e habilidades que desenvolveu após centenas de projetos.

Public Sector: A Oliver Wyman trabalha com líderes de todos os níveis governamentais e ONGs para desenvolver soluções inovadores para problemas complexos.

Retail & Consumer Products: O setor de varejo e bens de consumo da Oliver Wyman tem sido praticado por 20 anos e ajudado clientes a desenvolver e executar programas com impacto visível e consistente.

Surface Transportation: A Oliver Wyman ajuda nos serviços de prestadores de transporte e infraestrutura para ficar à frente de mercados e concorrentes através de estratégias criativas de crescimento e programas agressivos de redução de custos.

Travel & Leisure: A Oliver Wyman trabalha com as empresas líderes de viagens e lazer, inclusive hotéis, linhas aéreas, linhas férreas, operadora de ônibus, parques temáticos, operadores de cruzeiros, restaurantes, loterias, operadores de turismo e agências de viagem, aeroportos, estações ferroviárias e concessionárias.

 

Actuarial: A prática atuarial da Oliver Wyman, parte da estatística que investiga problemas relacionados com a teoria e o cálculo, trabalha com empresas para gerenciar propriedades e acidentes, vida e anuidade, e os riscos de saúde através de uma ampla gama de indústrias.

Business & Organization Transformation: A Oliver Wyman proporciona impacto significativo para as organizações submetendo ou antecipando uma mudança profunda ou enfrentando descontinuidades estratégicas ou riscos.

Corporate Finance & Restructuring: A Oliver Wyman oferece uma variedade de recursos para apoiar tomadas de decisões de investimento, através de uma profunda experiência em diversos setores da indústria.

Digital: A Oliver Wyman tem uma equipe dedicada a ajudar os clientes não só capitalizar as oportunidades criadas pela tecnologia digital, mas também para antecipar e neutralizar as ameaças estratégicas.

Oliver Wyman Labs: A missão dos laboratórios da Oliver Wyman é ajudar os clientes a libertar o poder das informações que já possuem ou podem capturar - para se tornar essencialmente empresas movidas por conhecimento - e através disso conduzir vantagens competitivas e impactos sustentados.

Pricing, Sales and Marketing: A Oliver Wyman traz um conjunto exclusivo de capacidades de gestão estratégica, analítica e alteração dos mais difíceis problemas comerciais.

Risk Management: A gestão de risco da Oliver Wyman trabalha com os principais líderes de empresas de finanças, gestão de riscos e institutos financeiros.

Strategic IT & Services Operations: Melhorias estratégicas para operações e TI podem fazer um grande impacto no retorno dos ganhos da firma. A Oliver Wyman é capaz de trazer líderes de mercado de design de TI, gerentes econômicos, Lean Six Sigma e experiência de terceirização para clientes em um ampla gama de indústrias.

Strategy: Uma das melhores empresas de estratégia de consultoria do mundo, a Oliver Wyman ajuda as empresas a desenvolver, construir e operar negócios fortes que proporcionam crescimento sustentado de valor ao acionista.

Sustainability Center: O Centro de Sustentabilidade na Oliver Wyman suporta as principais empresas e governos em todo o mundo. Em seus esforços promovem o crescimento econômico ao mesmo tempo fomentam uma utilização mais responsável dos recursos naturais e proteção ambiental.

Value Sourcing: A prática de Valor de Abastecimento Global da Oliver Wyman ajuda as organizações a transformar os contratos em uma forte vantagem competitiva, entregando valores sustentáveis.


5. CARREIRA NA OLIVER WYMAN

Plano de Carreira

1. Interns: O programa para estagiários da uma ideia real para os novos ingressantes de como é a rotina de uma consultoria estratégica. O programa prevê a oportunidade para vivenciar, de 2 a 6 meses, a primeira experiência em uma consultoria.

2. Consultant: Os consultores têm a oportunidade de trabalhar com diversos clientes tanto na área estratégica quando operacional em várias indústrias, desenvolvendo competências especializadas ao longo da trajetória. Deste modo têm oportunidades constantes para ganhar experiências e aprimorar suas habilidades de resolução de problemas.

3. Senior Consultant: Geralmente leva mais de 2 anos para alcançar essa posição. O consultor sênior pode começar a se especializar e mudar seu foco para as pessoas e gestão de clientes, muitas vezes direcionando o trabalho de um ou mais jovens consultores e tornando-se o consultor principal para clientes sobre temas específicos.

4. Associate: Os associados assumem responsabilidades mais amplas e conseguem montar pequenas equipes, trabalhar no dia-a-dia com o cliente e procurar desenvolver consultores mais novos. Eles possuem o conhecimento e experiências para enriquecer a compreensão de temas semelhantes.

5. Engagement Manager: Gestores de engajamento dirigem os compromissos dos engajamentos dos clientes como gestores terrenos. Este papel tem a responsabilidade da entrega de projetos de qualidade para os clientes, tanto no âmbito de projetos específicos como direção estratégica geral do cliente.

6. Principal: Os diretores são vistos como especialistas em determinadas áreas e fornecem liderança no dia-a-dia de projetos complexos, aspectos de relacionamento com clientes e processos comerciais. Eles garantem a entrega de projetos no prazo que atendem ou excedem as metas acordadas com clientes. Estes se tornam conselheiros confiáveis para clientes com capacidade de orientar e influenciar o seu pensamento.

7. Partner: Sócios supervisionam e gerenciam grandes relacionamento com clientes que conta com o planejamento de 1000 empresas globais. Eles lideram e gerem os trabalhos de projetos de clientes, o que inclui a supervisão e treinamento de consultores designados para seus projetos. O desenvolvimento de relações a longo prazo com os gerentes corporativos de nível sênior é a chave para o sucesso da Oliver Wyman.

 

Algumas formas de entrada

 

Salários

salario_oliver1.png

Benefícios

  • Lanches e bebidas durante o dia

  • Subsídio para transporte

  • Salas de Amamentação

  • Ajuda em MBI e projetos para melhorar o currículo

  • Oportunidades de trabalhos em outros países

  • Ano sabático

  • Happy hours e programas para lazer

  • Programas sociais

  • Convênios Médicos

Fontehttp://www.oliverwyman.com/careers.html

https://www.lovemondays.com.br/trabalhar-na-oliver-wyman/salarios


6. SOBRE O PROCESSO SELETIVO

Etapas

PS_1_oliver.png Primeiramente existe a etapa intensiva e altamente estruturada do processo de revisão dos currículos enviados pelos candidatos, envolvendo não somente a parte de Recursos Humanos (RH), mas também os próprios consultores. Além da prova estilo GMAT em inglês.
PS_2_oliver.png Então os candidatos passam por duas etapas de entrevista. A primeira é uma entrevista convencional onde é fornecida a oportunidade para os candidatos contarem melhor sobre seus experiências e interesses, assim como aprender sobre a Oliver Wyman.
PS_3_oliver.png A segunda parte é resolução de cases que consiste em um exercício interativo e de pensamento analítico que permite a empresa a entender como o candidato lida e resolve problemas muitas vezes encontrados no dia-a-dia de um consultor.

 

Perfil procurado

A Oliver Wyman procura candidatos com intelectual acima da média, habilidades de resolução de problemas, consciente e capaz de aprender rapidamente o trabalho. Para isso é necessário que o candidato tenha espírito de trabalho em grupo e colaboração. A empresa pensa que não se pode moldar os empregados, mas sim os empregados moldarem-na.

O que os candidatos podem fazer para chamar atenção?

As características que a Oliver Wyman procura no currículo incluem direção e determinação (demostrada pela notas acadêmicas, experiências de trabalho e atividades extracurriculares), liderança e habilidades específicas como comunicação.

 

Tempo de Carência

 geladeira_oliver.png  A Oliver Wyman possui tempo de carência de 1 ano nas etapas de entrevistas.