Plano de carreira CCU

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Para ilustrar o nosso plano de carreira, vamos conhecer a história do Carlos (personagem fictício) estudante de engenharia na Unicamp e que aplicou o processo seletivo do CCU ainda no segundo ano de graduação.

Em março de 2013, Carlos começou seu trabalho como trainee no CCU e, durante seis meses, ele fez um job rotation nas duas diretorias de base do clube. Primeiro ele passou 3 meses na presidência trabalhando com a gestão da organização, aprendendo conceitos de estratégia, entendendo os processos do clube e desenvolvendo projetos de gestão de pessoas. Nos 3 meses seguintes, ele ficou na vice-presidência de comunicação, desta vez, para aprender como o CCU promove a carreira para os universitários, alguns conceitos de marketing e auxiliar na realização dos eventos naquele trimestre.

Carlos_CCU.jpgAo longo desses primeiros 6 meses, Carlos aprendeu bastante sobre consultoria ao desenvolver notícias para o site, organizar eventos e auxiliar nos projetos de desenvolvimento de pessoas. Nesse mesmo período, ele também recebeu treinamentos sobre as provas de recrutamento e sobre as estratégias e técnicas de resolução de cases, além de participar do PREP 4 consulting, para poder ser promovido a consultor júnior na área de preparação. Esse período de treinamentos e adaptação é necessário para o membro ter condições de trabalhar auxiliando os alunos a se prepararem para os processos seletivos de consultoria, afinal, não é possível ajudar pessoas quando não se domina o assunto.

Carlos se destacou como trainee e recebeu duas propostas de coordenadorias: na presidência, a coordenadoria de gente e, a de eventos, na vice-presidência de comunicação. Entretando, Carlos queria mesmo era trabalhar desenvolvendo os produtos de preparação do CCU e, por isso, seguiu o plano de carreira como agente de Pesquisa de Desenvolvimento na vice-presidência de Preparação. Junto com Carlos todos os trainees que tiverem o desempenho mínimo foram promovidos a assessores júniores ou coordenadores. O desafio agora era desenvolver os produtos o CCU como, por exemplo, a pesquisa e organização de cases nas bibliotecas virtuais; o desenvolvimento de simulados e de outros materias de estudo, além de auxiliar na criação das vídeos aulas.

No terceiro ano de graduação e, já a um ano no CCU, Carlos ainda sentia-se inseguro em assumir uma tuma do PREP 4 Consulting e, por isso, resolveu passar mais seis meses como agente de preparação, ajudando o coordenador, aplicando cases individualmente e desenvolvendo os cases e as provas dos eventos do clube. Carlos tinha terminado o seu ciclo de desenvolvimento pessoal como membro do CCU (* os 18 meses sugeridos) e já estava preparado para aplicar os processos seletivos de estágio, mas como ele ainda estava no terceiro ano de graduação e ainda não podia estagiar, resolveu assumir uma turma do PREP 4 Consulting como coordenador no segundo semestre de 2014.

Em 2015 - penúltimo ano de graduação de Carlos e terceiro de CCU - foi o ano em que ele assumiu o cargo de presidente e passou a cuidar do relacionamento do clube com as consultorias, captar recursos financeiros, desenvolver a estratégia e gerenciar toda a equipe executiva. Em outubro do mesmo ano, ele recebeu algumas ofertas nos processos seletivos e escolheu a consultoria de sua preferência para iniciar seu estágio em 2016. Hoje Carlos ajuda o CCU como conselheiro e Alumni.

 

Estrutura organizacional e funções resumidas

 

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Organograma do CCU - 2016

 

Presidência 

GENTE

Esta área é responsável pela gestão de pessoas dentro do CCU e tem como objetivo principal assegurar a formação de pessoas diferenciadas e engajadas com a cultura do clube. Os principais processos e atividades dessa área estão relacionados com 1) a entrada de pessoas; 2) o alinhamento e engajamento com a cultura; 3) com a capacitação e desenvolvimento da equipe executiva; 4) a sucessão de cargos, e 5) a saída dos membros para o mercado de trabalho.

GESTÃO

A área de gestão e muito ampla pois abrange as gestões financeira, de processos, estratégica e de mercado do clube. Os membros aprendem como é formulada a estratégia do clube baseando-se no conhecimento do mercado, como são definido os processos principais e os de apoio para sustentar o negócio e, por fim, como é feito o planejamento financeiro para garantir a sustentabilidade do CCU. Todos as atividades relacionadas a implementação e controle desses planejamentos são responsabilidade dessa área.

 

Vice Presidência (Comunicação)

COMUNICAÇÃO & MARKETING

Esta área é responsável pelo planejamento e execução do plano de comunicação & divulgação e do plano de marketing do CCU. Desenvolverão atividades dentro dos projetos e processos de comunicação & marketing do CCU como estudo do mercado de consultoria, desenvolvimento de noticias sobre a carreira, desenvolvimento de materiais de identidade visual do CCU, criação de campanhas para divulgações, atualização de conteúdos e matérias no site, entre outros.

EVENTOS

Esta área é responsável pelo planejamento e execução dos eventos do CCU. Desenvolverão atividades como desenvolvimento do conteúdo dos eventos, inscrições, contratação de coffee-break, materiais apoio, acompanhamento de palestrantes, credenciamento, entre outras.

 

Vice Presidência (Preparação)

PRODUTOS

O foco do trabalho dos colabores nessa área é assegurar a qualidade e execução de todos os programas de preparação do CCU. Desenvolverão atividades como cadastro de novos membros, aplicação de treinamentos, organização dos encontros semanais, aplicação de simulados, entre outras.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

Esta área é responsável pela atualização e desenvolvimento de novos produtos para o CCU. Os colaboradores ajudarão no desenvolvimento de simulados de provas estilo GMAT e business case, na organização de cases para mock interviews, na estruturação dos CCU Books e na melhoria dos programas de preparação.

 

Vice Presidência (Limeira)

Esta diretoria é responsável por garantir todos os processos de comunicação e de preparação no campus de Limeira.